Petrópolis sedia etapa de formação de coordenadores pedagógicos da UNDIME

Coordenadores pedagógicos de todo o Estado participaram nessa quarta-feira (19.02.2020) de mais uma etapa de formação realizada pela UNDIME – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – no Salão Nobre da UCP. A Secretaria de Educação de Petrópolis também marcou presença no evento.

“Importante para Petrópolis acompanhar as formações e ter acesso aos materiais que vem sendo produzidos para subsidiar a adaptação dos currículos de acordo com a BNCC. Petrópolis já vem atuando na rede conforme a base, mas, a troca de informações com profissionais de outros municípios é muito interessante”, disse a secretária de Educação, Marcia Palma.

Participaram do encontro profissionais de municípios como Areal, Bom Jardim, Cachoeira de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Guapimirim, Macuco, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sapucaia, Sumidouro, Teresópolis, Trajano de Moraes e Petrópolis.

A formação em Petrópolis foi realizada por professores de Duque de Caxias, Nova Friburgo e Queimados. “Somos professores que atuam nas redes, em salas de aula e estamos trabalhando em conjunto, em regime colaborativo desde 2015 para documentar o andamento da implantação da Base no Estado. Os encontros são importantes para refletirmos nossa atuação e pontos positivos da implantação”, contou Roseclair Rocha, professora da rede municipal de Duque de Caxias.

Vale salientar que a rede municipal de Petrópolis já utiliza as competências previstas pela BNCC em seu planejamento. Inclusive, desde 2017, encontros de formação são realizados regularmente com orientadores das unidades escolares onde são abordadas as orientações da BNCC. Durante o ano letivo as escolas e Centros de Educação Infantil já realizam atividades orientadas que trabalham competências como conhecimento, pensamento científico, crítico e criativo, repertório cultural, comunicação, cultura digital, trabalho e projeto de vida, argumentação, autoconhecimento e autocuidado, empatia e cooperação, responsabilidade e cidadania.

A Base Nacional Comum Curricular define os conhecimentos e habilidades essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender, da Educação Infantil até o Ensino Médio. Previsto em lei, é um documento técnico, construído a partir de outros documentos curriculares. A BNCC é obrigatória por lei. Está prevista na Constituição de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases e no Plano Nacional de Educação. Todas as redes públicas e particulares devem construir seus currículos a partir da BNCC.

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