Petrópolis tem hoje dez (10) casos suspeitos de coronavírus aguardando resultado de exames laboratoriais para confirmação. Dois deles, um homem e uma mulher, retornaram de uma viagem ao Egito no último dia 06 de março realizando escala nos EUA. O casal permanece internado no Hospital Santa Teresa em isolamento. Mais um paciente deu entrada na manhã da última quarta-feira (11/03), na UPA Centro. Trata-se de uma mulher de 57 anos que realizou uma viagem a Portugal e, no regresso ao Brasil, fez escala em Madrid. Após atendimento inicial a mesma foi liberada e mantém isolamento temporário em casa. À noite, na mesma data, um homem de 68 anos deu entrada com sintomas leves no Hospital Santa Teresa. Ele voltou, recentemente, de uma viagem a Orlando, nos Estados Unidos. Após atendimento ele foi liberado e aguarda o resultado dos exames em casa.
Mais recentemente, três homens e duas mulheres deram entrada em unidades públicas e privadas da cidade com sintomas específicos para a doença. Todos tiveram exames realizados e já enviados aos laboratórios do Estado. A Secretaria de Saúde aguarda o resultado de todos os exames.
Vale ressaltar que todos os quatro casos referentes ao mês de fevereiro (dois atendidos em unidades particulares e dois na rede municipal) já obtiveram resultados negativos nos exames laboratoriais. Lembramos também que até o presente momento Petrópolis não possui nenhuma confirmação para o coronavírus.
Reunião entre líderes da Saúde determina novas resoluções contra o coronavírus na cidade
Uma reunião foi realizada na manhã desta segunda-feira (16.03) no gabinete da Secretaria de Saúde, na sede administrativa da Prefeitura, e contou com os principais líderes do setor de saúde de Petrópolis. Como item principal em pauta, a aquisição de insumos básicos num momento onde a cidade já se encontra preparada para o combate à pandemia de coronavírus que assola o mundo.
“Estamos preparados para essa guerra. Nossa saúde vem demonstrando toda a sua capacidade nas unidades da cidade e estamos conseguindo ter controle da situação. Não temos nenhuma confirmação positiva na cidade e apenas dez casos aguardando o resultado dos exames. Vamos fazer o que for necessário para assegurar a saúde dos petropolitanos”, garantiu o prefeito Bernardo Rossi.
As unidades de saúde de Petrópolis contam com agentes preparados para receber os possíveis casos de coronavírus. A partir da próxima quarta-feira (18/03), os pacientes que suspeitem de contaminação poderão buscar auxílio no ponto de apoio que já começou a ser montado no espaço ao lado da UPA Centro.
“É de fundamental importância que o ponto de apoio seja utilizado apenas para casos suspeitos. Desta forma vamos conseguir transferir os casos ao local certo para atendimento inicial de coronavírus e tirar a sobrecarga nos atendimentos comuns”, afirmou a secretária de Saúde, Fabíola Heck.
Neste momento a secretaria vem realizando orçamentos dos materiais hospitalares necessários aos atendimentos, com o objetivo de manter todas as unidades de saúde totalmente abastecidas. Outra preocupação atual por parte da Secretaria de Saúde é a garantia da segurança operacional dos agentes de saúde destacados na guerra contra o coronavírus, já que fazem parte da linha de frente nos atendimentos diários.
Esta semana, ações de divulgação por parte da prefeitura apresentaram bons resultados na cidade. Lojas, edifícios comerciais e residenciais do Centro da cidade, e bairros, adotaram a distribuição de dispensers de álcool gel em pontos estratégicos.
“Resolvemos aderir à campanha num gesto de precaução. Colocamos álcool gel na portaria e elevadores do prédio para que os moradores, muitos deles idosos, façam a assepsia e não levem uma possível contaminação para casa”, afirmou Helena Christiansen, fisioterapeuta e síndica de um prédio residencial na cidade.
Vale lembrar que devem procurar o ponto de apoio, ao lado da UPA Centro, todas as pessoas que retornaram de viagens a países ou cidades onde já existam casos confirmados da doença, e apresentem os principais sintomas divulgados pelos órgãos de saúde, como tosse, febre alta, dores no corpo e dificuldade de respiração.