Petrópolis terá selo amiga da pessoa idosa

Empresas e repartições públicas que comprovarem treinamento e capacitação de seus funcionários para o atendimento humanizado de pessoas idosas poderão receber o Selo Amiga da Pessoa Idosa. A lei que institui a certificação, de autoria da vereadora Júlia Casamasso (Coletiva Feminista Popular), foi sancionada na última semana e, para que comece a ser concedida, resta apenas que o governo municipal defina os procedimentos para a concessão.

A vereadora destacou a importância de reconhecer e destacar iniciativas que garantam atendimento adequado a este público. “Com o envelhecimento da população é urgente preparar os trabalhadores dos setores de serviço, comércio e repartições públicas para o atendimento das pessoas idosas”, frisou, lembrando que, infelizmente, não são raras as reclamações de maus-tratos e negligência aos idosos no município.

Júlia Casamasso também lembra outro aspecto importante: Petrópolis é uma cidade turística, que recebe milhares de idosos anualmente. “Segundo a ABAV (Associação Brasileira de Agentes de Viagens), 15% dos pacotes turísticos vendidos são para pessoas com idade a partir de 65 anos. Isso significa que mais e mais idosos brasileiros estão promovendo o seu bem-estar por meio dessa prática. Sendo assim, é urgente que Petrópolis avance e seja vanguarda no tratamento aos idosos”, explicou.

A Lei prevê que o selo terá validade de dois anos, não havendo, no entanto, limite para sua renovação, desde que comprovado o atendimento à legislação. O selo pode, ainda, ser cancelado a qualquer momento, em caso de descumprimento dos dispositivos legais.

Posts relacionados

TSE define regras para atuação da Polícia Rodoviária nas eleições

Uerj tenta retirar estudantes após fim do prazo para desocupação

Com R$ 201,6 bi em agosto, arrecadação federal volta a bater recorde