Placas de obras públicas municipais terão que ter o Código de Barras Bidimensional QR (QR Code), permitindo que qualquer pessoa com um telefone celular com câmera tenha acesso informações completas e atualizadas sobre o contrato e a intervenção. A determinação está prevista em Projeto de Lei apresentado pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Hingo Hammes (PTB), aprovado na sessão desta quinta-feira (23/01). O texto, agora, seguirá para a Prefeitura, que deverá avaliar o tema num prazo de 15 dias.
Uma vez sancionado, caberá ao Município regulamentar como estas informações serão disponibilizadas. A proposta é que a lei entre em vigor um ano após sua publicação, garantindo prazo suficiente para que todas as placas sejam adaptadas de forma a atender a lei.
“As placas são feitas seguindo um padrão legal, mas não há espaço para detalhar as informações sobre a obra. Geralmente há informações disponíveis no site da Prefeitura, mas muita gente não sabe como fazer esta busca. Com o QR Code bastará que a pessoa use o celular para ler o código e será automaticamente levado às informações sobre aquele contrato, de maneira rápida e simples”, destacou.