Plano Diretor de Turismo de Petrópolis é aprovado por unanimidade no Conselho Municipal de Turismo

O Plano Municipal de Turismo 2023-2030 foi aprovado, na tarde da última segunda-feira (09), por todos os 23 membros do Conselho Municipal de Turismo presentes na reunião extraordinária convocada pela Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Turismo.

O plano com 310 páginas e mais de 6 mil anexos, foi elaborado por técnicos da Fapur, a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ, e construído de forma participativa. Poder público, membros Comtur, da sociedade civil, do trade turístico e demais instituições ligadas ao setor participaram de reuniões onde puderam expor as principais necessidades para aprimoramento desta que é uma das principais vertentes econômicas de Petrópolis.

“Ficamos muito felizes com o resultado do trabalho e, principalmente, com a participação de todos. Um plano feito a muitas mãos, por todos que são verdadeiramente engajados e comprometidos com o turismo na nossa cidade”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.

A elaboração do Plano Diretor de Turismo passou por 10 etapas, que incluiu duas pesquisas de campo, fases de elaboração participativa e, ainda, a realização de um minicurso para funcionários da Secretaria de Turismo, para transferência e multiplicação da metodologia de acompanhamento, avaliação e atualização do Plano Diretor de Turismo.

“A aprovação do Plano por parte do Comtur é mais uma importante etapa cumprida. Nas fases de elaboração participativa, chegamos a ficar reunidos por 12 horas para chegar a este documento que temos hoje. É um plano longo, de 8 anos, que vai precisar de constante acompanhamento e aprimoramento e tenho certeza que vamos colher bons frutos deste trabalho”, comemorou a secretária de Turismo, Silvia Guedon.

A íntegra do Plano foi enviada para os membros do Conselho que, durante a reunião, puderam fazer as últimas considerações que julgavam importantes e tirar dúvidas. Marisa Guadalupe Plum, membro do Conselho há mais de 20 anos, elogiou o resultado do Plano e a maneira com que a construção foi feita. “Este é um documento fundamental para o desenvolvimento do setor e para a competitividade de Petrópolis frente a outros destinos, nacionais e internacionais. Todos fomos ouvidos e pudemos fazer as considerações que julgamos pertinentes. Essa união e comprometimento de todos precisa continuar a partir da aprovação, para que seja possível direcionar os programas e projetos para atingir a excelência”, salientou Marisa.

Todas as observações feitas pelos membros do Comtur serão consolidadas pela equipe técnica da Fapur e a versão final do Plano Diretor de Turismo enviada, na próxima semana, para a Prefeitura.

“Petrópolis é um destino bastante consolidado e estou muito feliz e satisfeito em entregar este trabalho, principalmente porque houve a participação ativa de todos os interessados no desenvolvimento e aprimoramento do setor turístico. De todos os trabalhos que já fiz, foi o primeiro que eu vi isso acontecer e certamente traz ainda mais força para as ações previstas para o futuro do turismo de Petrópolis”, ressaltou o professor Joilson Cabral, coordenador da pesquisa.

Além dos membros do Comtur, a reunião desta segunda-feira contou ainda com a participação de secretários municipais, sociedade civil e do vereador Gil Magno, representante do poder legislativo no Conselho Municipal de Turismo. O próximo passo, para que seja definitivamente implementado, um Projeto de Lei será encaminhado para aprovação da Câmara de Vereadores.

Posts relacionados

Black Friday 2024 promete impulsionar o comércio em Petrópolis com desafios e oportunidades

Espírito natalino chega ao Shopping Itaipava neste sábado com programação que segue até dezembro

Diretor da OMS tem alta de hospital no Rio, onde passou a noite