O prazo para responder o formulário on-line do projeto “Petrópolis de cada um” foi prorrogado até o fim desta semana. A pesquisa tem o objetivo de capturar as histórias e perspectivas de quem conhece a cidade e foi prorrogada para permitir uma participação mais ampla. A iniciativa dará origem a um documentário sobre Petrópolis.
Para participar, é necessário preencher um questionário online, acessível pelo link [https://forms.gle/MMB2WmEJjPEXaKTNA](https://forms.gle/MMB2WmEJjPEXaKTNA). O formulário inclui perguntas que buscam explorar diversos aspectos da vida em Petrópolis, como lugares favoritos, características únicas da cidade e sugestões para melhorias.
As respostas coletadas serão fundamentais para direcionar as entrevistas e a narrativa do documentário, assegurando que as experiências e vozes dos moradores e visitantes sejam autenticamente representadas. O filme pretende oferecer uma visão íntima e detalhada de Petrópolis, destacando as particularidades que a definem como uma comunidade única.
“Além de enriquecer a memória coletiva de Petrópolis, a participação no questionário fortalece o senso de identidade e pertencimento entre os habitantes. O projeto busca não só documentar o presente da cidade, mas também incitar reflexões sobre seu futuro e o desenvolvimento comunitário”, diz Isabela Verleun, uma das responsáveis pela pesquisa.
O projeto é financiado pela Lei Paulo Gustavo, com recursos do Fundo Municipal de Cultura, e faz parte do Edital de Produções Audiovisuais (Chamada Pública 02/2023) da Prefeitura de Petrópolis, gerido pelo Instituto Municipal de Cultura. O financiamento provém do Governo Federal e o projeto também recebe suporte do Ensino Médio Integrado em Produção de Áudio e Vídeo do C.E. Dom Pedro II EMI-AV.