Preenchimento de questionário para a prática de atividades físicas será obrigatório nas escolas

Não é segredo que a prática de atividades físicas requer uma avaliação prévia, de forma a identificar possíveis problemas de saúde que impeçam a realização de determinados exercícios. A exigência, comum em academias e estúdios, agora também será feita nas escolas particulares. Projeto de Lei dos vereadores Hingo Hammes e Leandro Azevedo, aprovado nesta quinta-feira (21) na Câmara Municipal, torna obrigatório o preenchimento, pelo próprio aluno, quando maior de idade, ou seu responsável, do chamado Questionário de Prontidão – Par-Q, assim como a assinatura de um Termo de Responsabilidade para a prática de exercícios. A intenção é garantir que o estudante certifique-se sobre suas condições de saúde, permitindo uma melhor orientação dos profissionais de Educação Física que trabalham com o aluno.

“Toda prática de exercício deve ser precedida de avaliação médica. É uma maneira de garantir que a pessoa está apta a fazer atividades físicas ou de identificar possíveis restrições. Tendo conhecimento sobre as restrições, o profissional de Educação Física pode orientar melhor os exercícios, garantindo a saúde do estudante e contribuindo para que ele tenha uma melhor qualidade de vida”, explica o vereador Hingo Hammes, que planeja levar as mesmas regras também para as escolas municipais.

Leandro Azevedo lembra que lei de sua autoria tornou obrigatório o preenchimento do questionário e do termo de responsabilidade também nas academias e estabelecimentos similares. “Já havia lei estadual neste sentido. Trouxemos para o município com a intenção de facilitar a prática esportiva e amparar os profissionais de Educação Física, permitindo a identificação de prováveis restrições e limitações à saúde”, lembrou.

Pelo Projeto de Lei, tanto o questionário, quanto o termo de responsabilidade devem ser renovados anualmente, arquivados e mantidos em um cadastro atualizado com os dados pessoais dos estudantes pelos estabelecimentos responsáveis.

A proposta segue, agora, para análise do prefeito Bernardo Rossi.

Posts relacionados

TSE define regras para atuação da Polícia Rodoviária nas eleições

Uerj tenta retirar estudantes após fim do prazo para desocupação

Com R$ 201,6 bi em agosto, arrecadação federal volta a bater recorde