Prefeito Bernardo Rossi inaugura o CEI Dagmar Rolando de Oliveira

O investimento na educação infantil é um dos destaques do poder público desde 2017: ampliações e abertura de novos Centros de Educação Infantil – realizadas antes da suspensão das aulas devido à prevenção ao coronavírus – garantirão que até o final do ano sejam contabilizadas na rede municipal a criação de mais de duas mil vagas nos CEIs. E um dos novos espaços preparados especialmente para atendimento do público de até cinco anos é o CEI Dagmar Rolando de Oliveira, que começou a funcionar no início do ano – antes da pandemia – e já possui 238 alunos matriculados. Durante uma live realizada nesta quinta-feira (18.06), o prefeito Bernardo Rossi inaugurou oficialmente o espaço. O local garantiu um aumento de 119% na oferta de vagas em Centros de Educação Infantil em Corrêas.

“Não temos data para retorno das aulas na rede municipal de Educação. Quero que os pais fiquem tranquilos. De forma alguma retornaremos sem ter a certeza de que os alunos e os funcionários estarão seguros. O CEI Dagmar já estava funcionando, antes da pandemia, as crianças já estavam em adaptação e tenho certeza que aproveitarão muito esse espaço ainda. Não temos previsão de retorno, mas todos os espaços estão sendo conservados da melhor forma possível”, disse o prefeito Bernardo Rossi, ao lado do secretário-Chefe de Gabinete, Renan Campos.

“Mesmo com todos os problemas relativos à pandemia, podemos nos orgulhar de estarmos entregando à população um equipamento que não deve nada a nenhuma unidade escolar de ensino particular. Vamos continuar a investir muito na educação do município”, aponta o secretário-Chefe de Gabinete, Renan Campos.  

O prefeito também destacou o avanço significativo no número de vagas na região. “A demanda é grande. Todos os novos espaços foram planejados de acordo com as necessidades do município. Um planejamento prévio apontou os bairros onde a procura por vagas é maior e, tenho certeza que, quando essa fase difícil que estamos passando terminar, continuaremos com o nosso planejamento e investindo na educação infantil”, afirmou o prefeito Bernardo Rossi.

O CEI Dagmar Rolando de Oliveira possui salas de aula amplas, solário, brinquedoteca, sala de artes, refeitório e gramado extenso com parquinho e horta. “O lugar é lindo, foi todo equipado com mobiliário e brinquedos novos e o mais importante, total segurança para as crianças”, explicou Bernardo Rossi.

“O CEI foi preparado com todo carinho para eles. Agradeço e muito todo o apoio da Secretaria de Educação e da comunidade escolar que abraçou a ideia. É uma alegria muito grande fazer parte desse CEI ”, contou a diretora do CEI Dagmar Rolando, Renata Cunha Teixeira.

A secretária de Educação, Marcia Palma, explicou que uma reorganização nos espaços educacionais da rede em Corrêas proporcionou um aumento no número de vagas do berçário ao 3º período. “Toda área foi estudada e conseguimos abrir as turmas necessárias para atender uma grande demanda da comunidade. O nome do CEI Dagmar é em homenagem a uma antiga merendeira da região que tinha um enorme carinho pelas crianças. É um prazer estar nessa comunidade, entregando mais um espaço de qualidade para as crianças”, completou Marcia Palma.

O prefeito Bernardo Rossi salienta, ainda que, de acordo com o planejamento da prefeitura, e levando em consideração os novos espaços e as adaptações feitas em unidades educacionais que receberam novos alunos, serão duas mil vagas criadas até o fim do ano.

“Esse plano de ação vem aumentando o número de vagas na educação de acordo com a necessidade dos bairros. No ano passado muitas crianças foram matriculadas e isso continuou nesse ano. Os novos CEIs são ótimos. Os espaços foram adaptados e receberam mobiliário e brinquedos adequados, de acordo com a idade das crianças”, disse.

Número de vagas na educação infantil cresce 119% em Corrêas

Com a inauguração do CEI Dagmar, a Secretaria de Educação mais que dobrou o número de vagas ofertadas na região. Antes, 200 vagas eram ofertadas nos dois CEIs que atendem à demanda da comunidade – CEIs – Castelo e CEI Irineu Marinho. Agora, com o CEI Dagmar, o número de alunos atendidos passou para 438, um aumento de 119% na oferta de vagas.

“O planejamento leva em consideração as necessidades de cada região. É com responsabilidade que estamos dando uma nova cara a rede municipal de Educação”, completou Bernardo Rossi.

Além dos novos CEIs que foram abertos nesse ano pelo poder público – CEI Monsenhor Paulo Daher (Centro) e CEI Anna Maria Nardi (Quissamã), a Secretaria de Educação também aumentou o número de vagas ofertadas em espaços já em funcionamento em bairros como Bingen, Centro e Jardim Salvador. Um outro CEI, o Boa Vista, este em fase final de obras.

Posts relacionados

Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 6 milhões

Governo destinará mais recursos contra queimadas, diz Casa Civil

CDL Petrópolis oferece treinamentos para atendimento e gestão gerencial