Petrópolis inaugura sua primeira Câmara de Prevenção e Resolução de Conflitos

“Estamos vivendo em um mundo de intolerâncias e sabemos as consequências de um conflito. Ter um espaço em nosso município para poder fazer conciliações e ajudar as pessoas, resolvendo questões em comunidades e escolas é muito importante para a qualidade das relações da cidade. Em pouco tempo viramos referência nacional, um case de sucesso, e fazendo história”, destacou o prefeito Bernardo Rossi durante a inauguração da primeira Câmara de Prevenção e Resolução de Conflitos do Município de Petrópolis, situada na Av. Ipiranga, 193 – Centro. Petrópolis é a primeira cidade do Brasil, que possui um programa restaurativo gratuito, realizado pelo executivo.

O local faz parte da Coordenadoria de Relações Institucionais através do Programa Petrópolis da Paz, que começou em 2017 após uma iniciativa do prefeito Bernardo Rossi por meio da Lei n° 7.532, com a finalidade de executar a justiça social por meio do desenvolvimento da comunidade, contando com o envolvimento dos cidadãos nas suas próprias questões e conflitos, permitindo que as pessoas encontrem suas próprias soluções criativas.

“Petrópolis ganha um espaço para realizar conciliações visando qualificar as relações tanto nas escolas quanto nas comunidades. O Programa atende desde o aluno da rede até os líderes comunitários. É a cidade incentivando e ampliando a Cultura de Paz”, disse o Coordenador de Relações Institucionais, Paulo Roberto Júnior.

A Câmara possui 15 mediadores judiciais e voluntários, que tem a missão de promover a Cultura de Paz através da formação individual e sistemática do entendimento da relação como um todo, baseada no respeito, amor e dignidade. Com todo trabalho, é possível desafogar as ações no judiciário, com acordos que beneficiam as duas partes envolvidas.

“Esta casa precisa ser denominada casa da Paz, casa da linguagem e da escuta ativa, diálogos e recuperação das relações disponível para toda a população. O trabalho aqui é a base da mudança de um paradigma de uma geração. Petrópolis já é uma cidade restaurativa”, frisou a coordenadora do Programa Petrópolis da Paz, Elsie-Elen Carvalho. “Desde o início o prefeito pediu que o trabalho fosse de humanização da base, cuidando de quem cuida de todos e hoje nossa equipe trabalha em parceria com todas as secretarias expandindo o programa e a inclusão da paz social”, completou.

Segundo a responsável pela Câmara de Prevenção e Resolução de Conflitos, Cláudia Clemente, a casa é a concretização de um sonho. “Estamos nesta caminhada da mediação, lutando pela causa há anos. E agora nesta gestão conseguimos realizar o nosso trabalho podendo criar a cultura de paz em toda cidade”, contou.

Estiveram presentes o vice-prefeito Baninho; a secretária de Saúde Fabíola Heck; o coordenador de Relações institucionais, Roberto Junior; o diretor-presidente do INPAS, Fernando Fortes; o Assessor Especial de Governo, Rodrigo Bueno; o pároco da Catedral e reitor da UCP, Pedro Paulo de Carvalho; Comandante da Guarda Civil, Jefferson Calomeni, a subsecretaria de Obras, Raquel Mota; o Diretor de Habitação, Antonio Neves; o coordenador de Segurança Djalma Januzzi; a coordenadora do Caps AD III, Leandra Iglesias; a coordenadora do Gabinete da Cidadania, Anna Maria Rattes; os vereadores, Silmar Fortes, Hingo Hammes e Marcelo Chitão; presidente da OAB Petrópolis, Marcelo Shaefer; representantes das secretarias de Educação, Desenvolvimento e Turismo e representante do Corpo de Bombeiro.

Posts relacionados

Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 6 milhões

Governo destinará mais recursos contra queimadas, diz Casa Civil

CDL Petrópolis oferece treinamentos para atendimento e gestão gerencial