Petrópolis deu um passo importante nesta semana para acabar com o papel nos processos administrativos da Prefeitura.
Os servidores municipais passaram por uma capacitação sobre o processo eletrônico – que será implantado pelo prefeito Rubens Bomtempor por decreto, a ser publicado nas próximas semanas.
Foram 2 “aulões” com servidores de todas as secretarias da Prefeitura e também das entidades da administração indireta (Comdep, CPTrans, Inpas e Sehac). Eles aprenderam sobre como trabalhar nesta nova realidade, usando um sistema eletrônico em substituição ao papel.
“Quando assumimos a Prefeitura, em dezembro de 2021, eu determinei à Secretaria de Administração o fim do uso do papel nos processos administrativos. Desde então, vi a Secretaria e o Detec (Departamento de Tecnologia) trabalharem duro nesta árdua tarefa de tirar a Prefeitura da Idade da Pedra. E tenho muito orgulho de ver que estamos conseguindo avançar nessa missão”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
Ao longo de 2022, a Prefeitura trabalhou para conseguir um sistema eletrônico que pudesse substituir o papel nos ofícios que são encaminhados diariamente entre os órgãos do município.
Para isso contou com a ajuda do presidente do Tribunal de Justiça do Rio, o desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira.
Ele intermediou as conversas da Prefeitura com o Tribunal Regional Federal da 4ª região (sul do país), que cedeu gratuitamente a Petrópolis o código fonte do SEI (Sistema Eletrônico de Informação).
No primeiro momento, a substituição do papel pelo processo eletrônico será em alguns fluxos internos, nas comunicações oficiais entre o prefeito e secretários.