Prefeitura dá posse aos novos conselheiros tutelares

Quinze novos conselheiros tutelares e 32 suplentes tomaram posse do cargo na última quarta-feira (10), em cerimônia realizada na Casa dos Conselhos Augusto ngelo Zanatta. Eles cumprirão o mandato de 4 anos (2024-2028) e serão responsáveis por garantir os direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, tendo como base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“Um dia de confraternização e de concretização de uma vitória para os conselheiros tutelares e suas famílias. Um dia em que vemos a consolidação de políticas públicas e fortalecemos o diálogo com o terceiro setor”, pontuou o prefeito Rubens Bomtempo, que em sua fala no evento, traçou um panorama do que o governo tem realizado na saúde e educação em prol das crianças e adolescentes da cidade.

O vice-prefeito Paulo Mustrangi citou sua participação na criação do primeiro Conselho Tutelar de Petrópolis, na década de 1990, e comemorou a posse dos novos conselheiros. “A criação do terceiro conselho tutelar demonstra o compromisso deste governo com as famílias petropolitanas. Parabenizo a todos os que disputaram o pleito e principalmente aos que hoje tomam posse”, disse.

A proposta da criação do 3º Conselho Tutelar foi aprovada na Câmara Municipal em março de 2023. “Convoco a todos os conselheiros a amarem o que fazem, pois é preciso amar esta causa e trabalhamos para cuidar daqueles que mais precisam. Que vocês possam nos ajudar a proteger as crianças. Estaremos aqui, como conselho, para apoiar em toda intersetorialidade”, destacou a secretária chefe de Gabinete e presidente do Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Luciane Bomtempo.

A eleição dos conselheiros aconteceu em outubro do ano passado, e foi organizada pelo CMDCA. “É importante pontuar o quanto o CMDCA trabalhou na organização desse processo eleitoral, que é complexo. E hoje, temos 15 conselheiros eleitos dentro da legitimidade da legislação eleitoral. Saibam que o Ministério Público está à disposição e dá boas vindas a todos”, disse Vicente de Paula Mauro Júnior, da Primeira Promotoria da Infância e da Juventude de Petrópolis.

Malcoln de Oliveira Carvalho, do 3º Conselho , foi um dos conselheiros empossados. Na cerimônia, ele contou um pouco sobre sua escolha pela função e o que espera para o exercício do mandato “ O que desejo pra minha família, é o mesmo desejo para todas as famílias de Petrópolis. Vamos trabalhar para garantir os direitos destas crianças e fazer o melhor trabalho possível. E para isso, precisamos do apoio de todos”, disse.

“Como vice-presidente da Câmara de Vereadores, parabenizo a todos pelo processo democrático limpo: contem com o nosso apoio”, destacou o vereador Fred Procópio, presente no evento. “A missão é árdua, porém muito gratificante. Contem com a Educação, contem conosco. Desejamos um ótimo início para os trabalhos! ”, finalizou Adriana de Paula, secretária de educação

Posts relacionados

Secretaria da Mulher debate organização do fluxo de atendimento às vítimas de violência doméstica

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio acumulado vai para R$ 60 milhões

Dólar desaba após tarifas de Trump e atinge menor valor em seis meses