Devido às condições meteorológicas previstas para sexta (04) e sábado (05), a Prefeitura de Petrópolis determinou a suspensão do funcionamento das unidades escolares municipais e instituiu ponto facultativo nas repartições públicas municipais.
A decisão se baseia em alertas do Cemaden, INMET e Defesa Civil, que indicam risco de chuvas intensas, alagamentos e deslizamentos. Também está recomendado a suspensão das aulas na rede particular de ensino.
“Depois de avaliarmos a situação meteorológica em conversa com as equipes de monitoramento da Defesa Civil, achamos que essa medida de prevenção é importante. Em caso de chuva forte, quanto menos pessoas estiverem circulando é melhor para que as equipes de socorro e de trânsito possam atuar”, disse o prefeito Hingo Hammes.
O decreto de edição extraordinária foi publicado no Diário Oficial (D.O.) e já está disponível no site da Prefeitura (petropolis.rj.gov.br). O texto traz todas as recomendações para o funcionamento das repartições públicas. O atendimento emergencial de saúde será mantido em todo o município, assim como o funcionamento normal da Comdep, Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), Guarda Civil Municipal (GCM), Assistência Social, Defesa Civil e outros órgãos envolvidos no enfrentamento às chuvas.
“Estamos acompanhando os modelos meteorológicos, emitindo os alertas e orientando a população”, destacou o secretário de Proteção e Defesa Civil, Guilherme Moraes.