A prefeitura começou a entrega de 8.200 máscaras para a população. Dessas, sete mil foram adquiridas pelo município (cinco mil pela CPTrans e duas mil pela Secretaria de Saúde) e outras 1.200 foram doadas por um empresário para a Secretaria de Assistência Social (SAS). A distribuição teve início na última segunda-feira (04.05), na Rua Paulo Barbosa, no Centro, pelas equipes da SAS e teve continuidade hoje (05). Esse trabalho foi acompanhado de perto pelo prefeito Bernardo Rossi. A CPTrans também começou a ação ontem (04) nos terminais rodoviários.
“Aqui na cidade é obrigatório o uso do equipamento individual de segurança, como forma de prevenção contra a Covid-19. Muita gente não tem condição de comprar e estamos garantindo que essas pessoas recebam as máscaras. Além disso, reforço o pedido para os petropolitanos permanecerem em casa. Essa medida é primordial na prevenção do coronavírus”, destacou o prefeito Bernardo Rossi.
A Secretaria de Assistência Social distribuiu as máscaras preferencialmente para as pessoas que não podem comprar. Junto com a máscara está sendo entregue um panfleto com orientações para a população sobre uso e os cuidados, como a forma certa de colocar e remover, o tempo vida útil, a lavagem das peças, entre outras informações. Também foram entregues máscaras no Cras do Retiro.
“Vamos entregar o equipamento individual de segurança nas cestas básicas dos usuários do programa Criança Feliz e do Bolsa Família, além das instituições de longa permanência de idosos”, explica Denise Quintella, secretária de Assistência Social. “Na saúde, a estratégia é distribuir máscaras nos PSFs e através dos agentes de Saúde”, explica a secretária de Saúde, Fabíola Heck.
Pela CPTrans, ao todo, serão distribuídas cinco mil máscaras como parte das ações do Maio Amarelo. Todo o material será na cor que simboliza a campanha.
“Os agentes reforçam na hora da entrega para os usuários que as mesmas são reutilizáveis seguindo os protocolos de higienização”, garante o presidente da CPTrans, Jairo Cunha.