Prefeitura e Estado farão convênio de cooperação técnica para recuperar áreas atingidas pelos temporais de fevereiro e março

Para recuperar áreas atingidas pelos temporais do dia 15 de fevereiro e 20 de março, a Prefeitura de Petrópolis e o Governo do Estado farão um convênio de cooperação técnica. A medida foi anunciada nesta segunda-feira (21) durante encontro entre o prefeito Rubens Bomtempo e o governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro. Entre as regiões beneficiadas estão Chácara da Flora, Sargento Boening e Vila Felipe.

“Quero agradecer o governador Claudio Castro pela sensibilidade de aceitar essa proposta de assinar esse convênio de cooperação técnica para recuperar áreas que foram fortemente atingidas pelos temporais. Com um estudo de viabilidade de toda essa região atingida vamos poder promover uma ocupação urbanística consorciada. Estamos trabalhando de forma integrada com o Estado desde fevereiro e é assim que vamos continuar, de mãos dadas para reerguer a cidade”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

O governador Cláudio Castro ressaltou que cinco obras de contenção já foram iniciadas (nas ruas Washington Luiz, Conde D´Eu, Pedro Ivo, 24 de Maio e Getúlio Vargas). “Estamos visitando as obras já iniciadas para ver os impactos que a chuva de domingo provocou. Vamos também visitar outros pontos afetados nesta última chuva”, comentou o governador.

Durante o encontro, o governador também falou sobre a reforma emergencial no Túnel Extravasor, no Quissamã. “Será uma obra emergencial de cerca de R$ 40 milhões, mas enquanto isso o Inea concluiu o projeto executivo da recuperação total do túnel, que deve ficar na ordem de R$ 400 milhões”, explicou o governador.

“O Túnel Extravasor é de grande importância para termos uma cidade mais segura. É uma obra de mais de 40 anos e que sofreu desgastes com o tempo e sua recuperação, dos quase quatro quilômetros é fundamental”, ressaltou o prefeito. “Estamos trabalhando há 34 dias para recuperar a cidade e vamos continuar trabalhando. Tivemos mais uma chuva com recordes históricos de acúmulo pluviométrico que afetou várias regiões da cidade. Trabalhos todos esses dias de forma íntegra e vamos continuar assim”, disse.

No encontro o prefeito Rubens Bomtempo também falou sobre a contratação emergencial de profissionais para atuarem na Comdep (na frente de limpeza) e na Assistência Social (Psicólogos e Orientadores Sociais). “Foram retiradas 160 mil toneladas de detritos das ruas da cidade nesses 34 dias e restabelecemos a mobilidade. No domingo, ao meio dia, estávamos entregando as escolas para que as aulas fossem retomadas e fechamos o contrato de 650 aluguéis sociais. Estávamos trabalhando incansavelmente para reconstruir a cidade”, citou o prefeito. “Me solidarizo com cada vítima de mais essa tragédia, mas juntos vamos reconstruir nossa cidade”, concluiu Rubens Bomtempo.

Posts relacionados

Black Friday 2024 promete impulsionar o comércio em Petrópolis com desafios e oportunidades

Espírito natalino chega ao Shopping Itaipava neste sábado com programação que segue até dezembro

Diretor da OMS tem alta de hospital no Rio, onde passou a noite