Prefeitura e setor produtivo debatem ações prioritárias para reação econômica de Petrópolis

O terceiro encontro entre a equipe do governo municipal e representantes do setor produtivo, aconteceu na manhã desta sexta-feira (20.05), na sede da Firjan, em Petrópolis. O planejamento de ações prioritárias para a recuperação e retomada econômica da cidade foi discutido durante o evento.

Empresários da Construção civil, turismo, indústria, comércio e tecnologia participaram do evento. Durante o encontro, os representantes de diversos órgãos e instituições, debateram o planejamento de algumas ações prioritárias para a recuperação e retomada econômica do município.

Entre os temas tratados na reunião, a parceria entre o poder público e os setores produtivos para a recuperação da cidade, foi destaque.

Questões sobre a prevenção de eventos climáticos; ordenamento urbano; melhoria da infraestrutura, energia e telecomunicações; intensificação na fiscalização dos ambulantes; ampliação do polo tecnológico; projeto de capacitação tecnológica para o ensino público; simplificação e agilidade na concessão de licenças para a construção civil, também foram alguns dos assuntos abordados.

O prefeito Rubens Bomtempo reforçou o esforço da gestão municipal em apoiar a ampla cadeia de segmentos e planejar juntos ações para retomada e aceleração da economia do município.

“Esse é o terceiro encontro que fizemos. No primeiro momento discutimos os desafios para a recuperação econômica da cidade. Depois tivemos um grande encontro no Serratec, onde cada segmento apresentou algumas reivindicações e sugestões. Hoje, estamos aqui planejando juntos as futuras ações. Nosso objetivo agora é alinhar um plano de desenvolvimento integrado para acelerar a recuperação econômica da cidade”, disse.

Durante o encontro, o prefeito também destacou a importância da retomada do Conselho Municipal da Cidade (Comcidade).

“É importante reativar o Comcidade para ouvir as necessidades de cada segmento e junto com a sociedade civil, buscar soluções integradas e gerar desdobramentos, promovendo diversos encontros futuros. Não existe uma solução individual, a única solução é coletiva, destacou.

Sobre a revitalização da cidade, o governo municipal destacou que várias ações já estão apresentando resultados. “Estamos conseguindo agora entregar um conjunto grande de obras. Mais intervenções terão início nas próximas semanas. Estamos avançando com a dragagem dos rios e vamos intensificar a limpeza e desobstrução de bueiros e galerias. Também estamos trabalhando junto com o Iphan, buscando soluções para recuperar a ambiência do Centro Histórico”, disse o prefeito que também destacou o plantio das flores do Centro Histórico. “Quero agradecer a iniciativa privada pela doação das flores que estamos plantando. Também estamos revitalizando o relógio das flores com essa parceria”, ressaltou.

A coordenadora regional do Sebrae na região serrana, Cláudia Pacheco, destacou que a retomada econômica passa pela recuperação dos pequenos negócios.

“Estamos utilizando nossas redes para fazer um trabalho de sensibilização. O Sebrae vai começar uma ação para apoiar os artesões. Também vamos fazer um mapeamento com os empresários para medir o impacto econômico na cidade. É necessário estimular e articular parcerias estratégias para o fomentar o empreendedorismo”, disse.

Posts relacionados

Black Friday 2024 promete impulsionar o comércio em Petrópolis com desafios e oportunidades

Espírito natalino chega ao Shopping Itaipava neste sábado com programação que segue até dezembro

Diretor da OMS tem alta de hospital no Rio, onde passou a noite