Dando continuidade às ações de prevenção ao coronavírus, a prefeitura de Petrópolis estuda fazer o uso de uma ferramenta que analisada dados de deslocamento de pessoas por meio de dados do celular captados pelas antenas de telefonia. A ferramenta foi apresentada para o prefeito Bernardo Rossi e secretários municipais pela empresa Claro / Embratel. Por meio do levantamento de dados poderá ser possível analisar a quantidade de pessoas que estão em deslocamento nas regiões, lugares que estão recebendo visitantes de fora e, ainda, comparar quantas pessoas estavam em determinadas regiões cerca de três semanas atrás e quantas estão hoje, já com as medidas de prevenção ao coronavirus em andamento.
A proposta será estudada pelo município. A partir dos celulares que utilizam o serviço da empresa – que é utilizada por 40% da população, será possível fazer uma estatística que mostra com possibilidade de 1% de erro, quantidade de pessoas por região, deslocamento entre bairros e entrada de pessoas na cidade. A plataforma também poderá ser utilizada no período pós-coronavirus, com destaque para o levantamento de informações em áreas como turismo e mobilidade urbana.
A plataforma permite, inclusive saber quantas pessoas estiveram em determinada região, na cidade, e que são de municípios diferentes, através do DDD.
“Nossa intenção é a de fazer um comparativo para identificar o quanto o fluxo de pessoas que vem de fora diminuiu desde que implantamos as ações de prevenção e, também, identificar locais onde a concentração de pessoas está maior do que o normal, o que possibilita o fortalecimento de ações como o controle sanitário em outras regiões”, explica o prefeito Bernardo Rossi.
As informações são levantadas a partir da sincronização de dados ligados a antenas de telefonia. As informações coletadas ficam disponíveis para o poder público após 4 dias da coleta.
Também participaram da reunião, que foi feita por intermédio de plataforma online, Guilherme Svacina e João Nero, da Claro, e os secretários municipais Marcelo Fiorini, Fabiola Heck, Denise Quintella, Renan Campos, Wagner Silva, Karina Bronzo, Renato Freixela, além do Procurador Geral, Sebastião Médici