Prefeitura inicia capacitação de educadores para atendimento especializado

A Prefeitura de Petrópolis iniciou, nesta segunda-feira (12), a capacitação das professoras que atuam nas 71 salas de recursos multifuncionais da rede municipal de ensino, distribuídas em diversas unidades escolares de todos os distritos da cidade. A iniciativa tem como objetivo aprimorar as práticas pedagógicas e oferecer suporte emocional aos docentes, considerando as especificidades do trabalho com alunos com deficiências e outras necessidades educacionais.

O Departamento de Inclusão deu início às formações destinadas a esses profissionais, alinhadas com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) e com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Parecer CNE/CEB nº 17/2001), que orientam a formação de profissionais para atuar no atendimento educacional especializado. A ação também segue a Resolução nº 4/2009 do Conselho Nacional de Educação, que regulamenta a educação especial e a atuação dos professores dessas salas.

O prefeito Hingo Hammes destacou a importância de garantir suporte constante aos educadores que atuam na inclusão.

“Investir na formação desses profissionais é um compromisso da nossa gestão. Precisamos garantir que nossos professores tenham condições de trabalho adequadas para oferecer o melhor atendimento aos alunos”, afirmou.

O secretário de Educação, Alexandre Gurgel, reforçou o compromisso da pasta com a capacitação dos docentes. “A educação inclusiva é de suma importância. Para que ela aconteça de forma eficiente, é essencial que os professores tenham conhecimento, ferramentas e suporte emocional. Essa formação é um passo fundamental nesse processo”, declarou.

A capacitação será realizada em etapas, abordando metodologias ativas, práticas pedagógicas inclusivas e estratégias para lidar com desafios emocionais no ambiente escolar. O programa também prevê encontros periódicos para avaliação e troca de experiências entre os profissionais.

O Departamento de Inclusão reforçou que o apoio aos professores de salas de recursos multifuncionais será constante. A formação continuada busca não apenas ampliar o repertório técnico, mas também proporcionar um ambiente de acolhimento para os docentes.

Com a iniciativa, a rede municipal de ensino avança na consolidação de uma educação mais acessível e inclusiva, garantindo que alunos com deficiências tenham um atendimento especializado de qualidade.

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