Prefeitura institui a “Semana da Tulipa Vermelha” de conscientização a doença de Parkinson

Já está em vigor, em Petrópolis, a lei 8.483/2023, que institui a “Semana da Tulipa Vermelha”, de conscientização sobre a doença de Parkinson. A lei foi Sancionada pelo prefeito Rubens Bomtempo em 9 de janeiro, e é de autoria do vereador Dudu. A programação da campanha deverá ser realizada anualmente, sempre na semana do dia 11 de abril, Dia Mundial da Doença de Parkinson.

“Incluímos essa campanha no calendário oficial de eventos do município, porque apesar dos conhecimentos sobre essa doença ainda serem limitados, precisamos chamar a atenção da população, que precisa ter um pouco mais de conhecimento das causas, primeiros sintomas e tratamento.”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Dados do Ministério da Saúde apontam que, atualmente, cerca de 200 mil brasileiros tem o diagnóstico da Doença de Parkinson. “Destas, quase 900 estão em Petrópolis. Porém, existe a possibilidade que esse número seja maior. Por isso, a conscientização de toda a população é fundamental, para garantir o tratamento adequado e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, frisa o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

O dia 11 de abril foi escolhido como Dia Mundial da Doença de Parkinson em homenagem a James Parkinson, médico inglês que descreveu a doença pela primeira vez em 1817, na época chamada de “paralisia agitante”. No ano de 2005, a tulipa vermelha foi escolhida como o símbolo oficial do mês de sensibilização. A definição deste símbolo se originou, em decorrência da criação de uma tulipa vermelha com detalhes em branco pelo floricultor holandês diagnosticado com Parkinson, J.W.S Van der Wereld.

Posts relacionados

Black Friday 2024 promete impulsionar o comércio em Petrópolis com desafios e oportunidades

Espírito natalino chega ao Shopping Itaipava neste sábado com programação que segue até dezembro

Diretor da OMS tem alta de hospital no Rio, onde passou a noite