Prefeitura, por meio da Defesa Civil, se junta à ONU para a construção de uma cidade resiliente

Por uma cidade mais resiliente. É com esse foco que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Defesa Civil de Petrópolis, se junta aos demais representantes do setor de todo o Estado, no evento Construindo Cidades Resilientes (Making Cities Resilient – MCR2030). A iniciativa realizada em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) teve o primeiro encontro nesta segunda-feira (2/5), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Rio de Janeiro. Na ocasião foram apresentados mecanismos voltados para a redução do risco de desastres.

O evento será seguido de dois encontros. Após o primeiro desta segunda (2), com os representantes de Defesa Civil de todo o Estado e o segundo, que será realizado amanhã (3/5), quando haverá continuidade da ação em Petrópolis. Neste, a Prefeitura reunirá representantes de demais pastas de governo: Obras, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Assistência Social, Coordenadoria Especial de Articulação Intersetorial, Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Cultura. Ainda participarão representantes do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e Secretaria Estadual de Defesa Civil. A proposta é de que todas as áreas estejam alinhadas e preparadas para a adoção de medidas necessárias e imediatas para a recuperação da cidade em caso de situações de emergência.

A iniciativa MCR2030 visa o alcance da resiliência local por meio do compartilhamento de conhecimento e experiências entre cidades, além do estabelecimento de redes de aprendizagem mútua, articulação entre governos e construção de parcerias. A ação visa apoiar cidades a reduzir riscos de desastres e construir resiliência urbana. A proposta é de que até 2030, as cidades desenvolvam mecanismos para que se tornem inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.

“Vamos atualizar nosso conhecimento sobre o tema. Percebemos a necessidade de levar esse conhecimento para os demais setores do governo, tendo em vista que diversas áreas atuam em conjunto numa situação de emergência, de forma a garantir o atendimento à população eficaz e a recuperação célere da cidade”, destacou o secretário de Defesa Civil, o Tenente Coronel Gil Kempers.

Posts relacionados

Hingo Hammes e Firjan debatem estratégias para o desenvolvimento e a mobilidade urbana em Petrópolis

Circuito Imperial de Lutas realiza etapa de Judô neste domingo

Música clássica inspira a alta gastronomia no Petrópolis Gourmet 2024