Após dois anos, as unidades de Pronto Atendimento (UPA) – Cascatinha e Itaipava – voltam a entregar medicamentos para os pacientes. O anúncio foi feito pelo governo municipal na manhã de quinta-feira (07), quando as primeiras caixas dos remédios foram entregues para abastecer os estoques.
“A partir de agora, dependendo da patologia diagnosticada, o paciente já vai sair com o seu medicamento. A falta da terapia adequada pode implicar no agravamento da condição de saúde do indivíduo e acarretar na necessidade de um novo tratamento, gerando custos adicionais ao sistema se saúde”, explica o prefeito Rubens Bomtempo. “Mas, acima disso, alguns esquemas completos de antibióticos, por exemplo, são caros e a maioria das pessoas atendidas nas UPAs não tem condições de arcar com essa despesa. Por isso, acabam abandonando o tratamento. Dessa forma, estamos garantindo que concluam”, complementa.
De acordo com o secretário de Saúde Marcus Curvelo, as unidades estão sendo abastecidas com analgésicos, antitérmicos, anti-inflamatórios, antialérgicos, antifúngicos, antibióticos, entre outros. “Dessa forma estamos garantindo que as pessoas tenham acesso aos medicamentos prescritos nas consultas”, explica o Curvelo.
Nas UPAs além dos medicamentos, os pacientes contam também com os profissionais farmacêuticos que são imprescindíveis para orientações adequadas relacionadas à terapia medicamentosa, garantindo tratamento adequado e consequentemente o uso racional destes insumos.
“A implantação da dispensação nas unidades de pronto atendimento junto às orientações dos farmacêuticos é uma demonstração de respeito e cuidado com a população, especialmente o público mais carente. Sem o tratamento adequado, os pacientes acabam retornando para um novo atendimento para cuidar daquele mesmo problema de saúde”, informou o diretor-presidente do Serviço Social Autônomo do Hospital Alcides Carneiro (Sehac), Ricardo Patuléa.