O trabalho da prefeitura para proporcionar melhorias de estradas vicinais na Posse continua seguindo o cronograma definido junto a moradores e produtores rurais do distrito. O serviço é executado pela agência regional e, neste momento, a Estrada dos Albertos, no Brejal, está sendo atendida. É a segunda estrada de 14 intervenções previstas em mais de 110 km de pistas de terra.
A manutenção de estradas vicinais é feita com uma máquina (patrol) que faz uma espécie de raspagem da pista, permitindo eliminar buracos e nivelar a rua. Além disso, a prefeitura está aplicando material – brita corrida ou escória de aciaria – para melhorar as condições de tráfego, sobretudo em trechos de subida.
“Essa foi uma demanda da população da Posse e dos produtores rurais, que ficaram bastante prejudicados pela chuva do início do ano e reivindicaram intervenções lá para permitir o escoamento da produção. Corremos atrás para disponibilizar a máquina e o material necessário para fazer o serviço e o resultado já está aparecendo. Tudo tem sido feito com o máximo cuidado, com acompanhamento de quem vive e trabalha na região, e estamos aproveitando essa época sem chuva para fazer esse trabalho que é tão importante para o distrito”, destaca o prefeito;
O trabalho que está sendo feito na Posse é fruto de uma reunião ocorrida em março, quando produtores rurais do Brejal estiveram na prefeitura para pedir intervenções no distrito. Esse serviço vem sendo feito há mais de um mês, começando pela Estrada Santa Rita. O cronograma foi elaborado em conjunto com o Comitê das Estradas, um grupo formado por representantes de cada rua vicinal do distrito para apontar, junto com a regional, quais serviços são necessários.
“A gente foi até a prefeitura e fomos muito bem atendidos pelo prefeito. Ele disse que ia se organizar, pediu um tempo para colocar as máquinas e material para fazer a manutenção das estradas vicinais para o escoamento da produção. E é o que está acontecendo, ele está cumprindo o que combinou com a gente. Estamos acompanhando de perto e o trabalho está ficando ótimo”, afirma Ailton Lima da Ponte, morador da Estrada dos Albertos, a rua que está em manutenção nesse momento, e representante dessa via no Comitê das Estradas.
Ailton é um dos mais de 50 produtores rurais só da Estrada dos Albertos. Ele cultiva 47 tipos de folha, como alface, rúcula, coentro, salsa, cebolinha, espinafre, brócolis, repolho, couve, entre muitas outras, produção totalmente orgânica. Vivendo há 52 anos na região e trabalhando em todas as épocas do ano, ele ressalta a importância do serviço que está sendo feito no distrito.
“O fator principal para o escoamento da produção é ter uma estrada boa, desde a roça onde você planta, e depois coloca no seu carro e vai tranquilo até a Posse e de lá você pega a estrada”, fala.
De acordo com ele, a estrada está mais nivelada e com caimento voltado para as valetas laterais da pista que servem para drenagem da água de chuva – esses canais para passagem da água também estão sendo desobstruídos. O material que está sendo utilizado no local e a manutenção, para ele, vão permitir que a produção rural não tenha dificuldade de escoamento no verão.
“O serviço tem que ser feito na época mais seca, porque se fizer durante a chuva, dá problema. Com esse material que a prefeitura está colocando, a brita corrida, mesmo com a chuva, acho que não vai ter tanto problema no verão. Está ficando até melhor do que a gente estava pensando”, diz.
O cronograma ainda inclui serviços de manutenção e melhorias nas estradas: Cachoeirinha, Contrões, Taquaril, Xingu, Candeias, Sossego, Hortências, Santa Maria, Santa Matilde, Targinos, Caboclos, Pilatos, Rio Bonito, Arnaldo Dickerhoff e Avelino de Carvalho.