O premiado espetáculo teatral “Ainda aqui” será apresentado nesta sexta-feira (29/09), às 19h30, no Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ), em Petrópolis. Primeiro trabalho da companhia teatral Cerne, a montagem, com somente dois atores em cena, surgiu a partir de pesquisas realizadas pelo grupo sobre temas como luto, Alzheimer e regimes políticos ditatoriais.
O texto, escrito e dirigido por Vinicius Baião, narra a história de uma família obrigada a conviver com dores e sacrifícios. A trama se desenvolve a partir do desaparecimento do filho Maurício, torturado e morto político, e do desenvolvimento do Alzheimer na mãe, Maria, que, ao se esquecer repetidamente da morte do filho, confina a si mesma e o marido num eterno retorno à dor da perda. Ainda que tenha como pano de fundo um contexto político, o espetáculo se passa no ambiente familiar e constrói, aos poucos, uma grande história de amor e afeto.
O elenco é formado por Higor Nery e Leandro Fazolla, que dão vida a mais de uma dezena de personagens, entre homens e mulheres, em um minucioso trabalho de interpretação. O espetáculo tem preparação corporal de Marcio Paulo Vasconcelos, cenografia assinada por Leandro Fazolla, iluminação de Victor Tavares e trilha sonora de Wallace Valadão.
A peça “Ainda aqui” já recebeu 10 prêmios de melhor espetáculo, dois de melhor espetáculo por júri popular, sete de melhor direção, e outros por melhor texto, melhor cenário, melhor maquiagem e melhor trilha sonora em festivais ocorridos nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Piauí, Bahia e Rio de Janeiro. Os ingressos estão à venda na unidade.