Primeiro fim de semana da pré-Bauernfest da família Scharder movimenta turistas e petropolitanos

Uma das maiores manifestações culturais do gênero no Brasil, a Bauernfest será realizada neste ano em agosto. Com uma grande expectativa para a festa que acontece presencialmente depois de dois anos, empresários do segmento gastronômico e descendentes alemães, já tem se mobilizado para receber a programação cultural. Um dos exemplos é a Família Scharder, que além de carregar o título de Restaurante Oficial da festa por mais um ano, também encabeça uma programação especial, intitulada “Pré-Bauernfest”.

Com o apoio de comerciantes, cervejarias e empreendimentos do entorno da Rua 7 de abril e Alfredo Pachá, o Chef de Cozinha Michel Scharder, embarcou nesta ideia que movimentou o último fim de semana na cidade.

“Muitas pessoas tinham feito reservas para o período em que a festa seria realizada e com isso, depois da transferência de data ficou um questionamento sobre o que fazer. Nós temos a honra de ter dois empreendimentos que são genuinamente alemães e que oferecem boa parte da gastronomia local. Sendo assim, nos reunimos entre amigos e decidimos promover este evento”, explica.

Até o próximo domingo (10), quem visitar o empório germânico ou o restaurante da família, vai encontrar todo o requinte da gastronomia alemã, recheado de boas experiências e inclusive, aulas de cultura germânica. Os colaboradores da equipe passam por treinamentos constantes, para proporcionar ao visitante, uma experiência sobre os costumes, pratos e referências alemãs. Tudo harmonizado com um chopp gelado e clássicos da culinária, como o Chucrute, Einsbein – Joelho de Porco, além dos tradicionais pães com linguiça, sanduíches, e croquetes. Uma das opções que vem conquistando os turistas e petropolitanos, são as variadas cervejas importadas e a possibilidade de levar para casa itens como linguiças, carnes e acessórios típicos.

“Estamos com uma grande expectativa para a festa deste ano, que é a primeira depois do grande pico da pandemia, sendo um grande estímulo a nossa economia e também incentivando a cultura germânica na cidade. No empório e no restaurante, buscamos ser mais do que apenas uma opção de comida que seja atrativa pelo preço ou sabor, mas queremos proporcionar uma verdadeira imersão na nossa trajetória, no que os imigrantes comiam, do motivo das tradições e é isso que acaba sendo o nosso charme principal. A história da nossa família, das receitas e de tudo que vivemos, está intrínseca em nós e acaba se refletindo no dia a dia do empreendimento”, detalha Michel Scharder.

A Bauernfest

Com apenas três barracas que forneciam produtos alemães, teve início em 1983, um resgate de antigas e tradicionais quermesses. O desejo era manter viva a essência dos imigrantes que chegaram a Petrópolis em 1845 e auxiliaram no processo de construção da cidade. Aos poucos, a Bauernfest foi tomando forma e deixou de ser apenas um festival germânico, conquistando em março de 2021, o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro.

Posts relacionados

Hingo Hammes e Firjan debatem estratégias para o desenvolvimento e a mobilidade urbana em Petrópolis

Circuito Imperial de Lutas realiza etapa de Judô neste domingo

Música clássica inspira a alta gastronomia no Petrópolis Gourmet 2024