O Procon Petrópolis alerta os consumidores da cidade que a partir de hoje (01/12) a conta de luz ficará mais cara. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu, ontem, que valerá para este mês a “Bandeira Vermelha Patamar 2”. O órgão orienta as pessoas a observar o consumo e economizar para não sentir o impacto no bolso.
A diretoria da Aneel decidiu, em reunião extraordinária realizada nesta segunda-feira (30/11), que haverá cobrança extra na conta de luz dos consumidores a partir desta terça (01/12). Ficou estabelecida a bandeira vermelha patamar 2 neste mês, com custo de R$ 6,24 para cada 100 quilowatts-hora consumidos.
O Procon alerta os consumidores para que fiquem atentos aos valores cobrados e acompanhem de perto o consumo de energia, observando o medidor regularmente para evitar surpresas na hora de pagar a conta. Medidas de economia também devem ser tomadas, como manter as luzes apagadas durante o dia, em dias de calor evitar usar o chuveiro elétrico e tentar reduzir o uso de eletrodomésticos.
Para a Coordenadora do Procon, Raquel Motta, uma atenção especial ao consumo nesse momento é fundamental. “É importante que os consumidores possam acompanhar os valores cobrados. Uma dica é acompanhar o consumo através dos medidores. Normalmente o consumidor não tem o hábito de verificar os medidores, nem mesmo sabem a data de leitura. Isso é importante porque é um modo de controle da conta. Outra dica importante é economizar tanto o gasto com luz quanto o de água. Em casa tempo de uso do banho ,luz esquecida acessa. Consumo consciente é palavra de ordem para quem quer pagar menos nas contas”, disse Raquel.
Vale destacar que, por conta da Pandemia, a Aneel havia congelado em “Bandeira Verde”, na qual não é cobrada qualquer tarifa. A justificativa para a Bandeira Vermelha Patamar 2 em dezembro é o baixo volume de água nos reservatórios.
Qualquer problema que o consumidor tiver com a conta de luz pode recorrer às agências da Enel e, no caso de não resolução dos problemas com número do protocolo na agência procurar o Procon, ou pelos canais de atendimento do órgão.