Procon/Petrópolis-RJ entrega mais de 60 denúncias de atrasos de entrega aos Correios

Na tarde desta quinta-feira (15.04), a Central de Distribuição dos Correios, localizada no bairro Mosela, foi notificada pelo Procon/Petrópolis-RJ para prestar mais esclarecimentos sobre o atraso nas entregas de encomendas e a superintendência estadual da empresa oficiada para regularizar a situação. Nas últimas semanas, o órgão de defesa do consumidor tem recebido reclamações diárias de consumidores. Além da Notificação de Investigação Preliminar entregue hoje, mais de 60 denúncias de atrasos de produtos essenciais foram entregues na unidade. No fim da última semana, a gerência da Central de Distribuição já tinha sido orientada a dar prioridade na entrega de produtos como medicamentos e insumos essenciais.

Na apuração feita pela própria coordenadora do Procon/Petrópolis-RJ, Raquel Motta, na central de distribuição, a unidade de Petrópolis não tem recebido as encomendas de PAC e com siglas de rastreamento iniciadas em “L” (produtos internacionais).

“Segundo o gerente, essas encomendas estão retidas na Central de Distribuição de Benfica, na cidade do Rio de Janeiro, onde chegam as encomendas que são redistribuídas para todo o Estado. Ele ainda informou que funcionários com mais de 60 anos e com comorbidades foram afastados, em função de serem grupo de risco do Coronavírus”, destaca a coordenadora do órgão de defesa do consumidor de Petrópolis, Raquel Motta.

Diante do cenário da pandemia de Covid-19, o Procon/Petrópolis-RJ recomendou aos Correios que priorize e cumpra os prazos de entrega de produto essenciais, como medicamentos, equipamentos e produtos para que empresas exerçam suas atividades ou vendas. Entre as reclamações de atraso recebidas pelo órgão de defesa do consumidor estão, por exemplo, Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, que foram encomendados por médicos e cirurgiões dentistas. Como forma de garantir o direito dos consumidores prejudicados com a dificuldade dos Correios de prestar os serviços a coordenadora do órgão de defesa do consumidor recomendou que encomendas de produtos essenciais sejam priorizadas.

“Além dos pedidos feitos à Central de Distribuição de Petrópolis, requeremos à superintendência estadual dos Correios que sejam entregues na CDC da Mosela, todas encomendas (incluindo PACs e encomendas Internacionais), que estejam retidas na Central de Encomendas de Benfica, desde o dia 14 de março, como informou a gerência da unidade de Petrópolis”, ressalta a coordenadora do Procon/Petrópolis-RJ.

As denúncias de atrasos nas entregas, no entanto, são anteriores à pandemia. “Antes, o Procon/Petrópolis-RJ já vinha registrando reclamações de boletos que não estão chegando até as casas dos consumidores. Principalmente, os mais idosos. E isso dificulta a situação das pessoas que não dispõem ou não sabem utilizar meios eletrônicos para retirarem os boletos de pagamentos. É preciso que os Correios observem também a necessidade dessas pessoas e as atendam”, completa Raquel Motta.

Posts relacionados

Black Friday 2024 promete impulsionar o comércio em Petrópolis com desafios e oportunidades

Espírito natalino chega ao Shopping Itaipava neste sábado com programação que segue até dezembro

Diretor da OMS tem alta de hospital no Rio, onde passou a noite