Profissionais de ensino são capacitados para o Defesa Civil nas Escolas

Até 240 profissionais de ensino serão capacitados para o Defesa Civil nas Escolas neste ano. O treinamento acontece na Casa de Educação, nos dias 11 e 12 de fevereiro, e tem como objetivo preparar os responsáveis pelas instituições para a inserção do programa em sala de aula. Os trabalhos serão desenvolvidos pelos alunos abordando as ameaças de cada estação: incêndios florestais e estiagem, no primeiro semestre, e deslizamentos de terra, inundações, rolamentos de blocos rochosos, vendaval e tempestades de raio, no segundo.

O programa, pioneiro no país, referência no Estado do Rio e com reconhecimento internacional da ONU, busca desenvolver a cultura de prevenção aos desastres de origem natural e de percepção de riscos. No ano passado, o Defesa Civil nas Escolas envolveu 212 instituições de ensino, sendo 180 da rede municipal, 30 particulares e outras duas estaduais, em 1.239 atividades.

São 49 instituições que produziram quatro ou mais atividades em cada semestre e são consideradas escolas ouro. Outras 17 fizeram três e são prata e 19 são bronze, já que desenvolveram dois trabalhos sobre as ameaças de cada estação.

“Além de premiarmos as escolas e certificarmos todas as participantes, também iremos homenagear a escola que entregou suas atividades primeiramente e, ainda, aquela que mais produziu”, explica o coronel Paulo Renato, secretário de Defesa Civil, anunciando que a solenidade de premiação acontece em março de 2020.

Programa pioneiro no país e referência no Estado do Rio de Janeiro na prevenção de catástrofes, o programa está alinhado à estratégia internacional de redução do risco de desastres das Organizações das Nações Unidas (ONU). Graças a proposta de abordar a Defesa Civil em sala de aula, Petrópolis é destaque nacional com o programa, que também já rendeu um prêmio para a atual gestão.

“Com muito orgulho já recebemos gestores do Estado do Rio, Belo Horizonte e de São Paulo que vieram conhecer o programa criado na nossa gestão. Também conquistamos o reconhecimento da ONU e do Tribunal de Contas do Estado por todo esse trabalho. Acredito que estamos no caminho certo, trabalhando a prevenção de desastres em sala de aula”, destacou o prefeito Bernardo Rossi.

Outra novidade é que Petrópolis foi selecionada para sediar o encontro da ONU sobre escolas seguras e cidades resilientes no Brasil. O anúncio oficial da escolha aconteceu na semana passada e teve como motivo o trabalho desenvolvido pela atual gestão municipal no Defesa Civil nas Escolas.

Posts relacionados

Black Friday 2024 promete impulsionar o comércio em Petrópolis com desafios e oportunidades

Espírito natalino chega ao Shopping Itaipava neste sábado com programação que segue até dezembro

Diretor da OMS tem alta de hospital no Rio, onde passou a noite