Os profissionais dos clubes de futebol de Petrópolis tiveram uma experiência imersiva nesta quinta-feira (15). O Fluminense FC abriu as portas do Centro de Treinamento Vale das Laranjeiras, em Xerém, para receber os petropolitanos em suas dependências.
Através do Coordenador Técnico das Categorias de Base do clube, Marcelo Veiga, os profissionais conheceram as instalações e campos onde são formados os “Muleques de Xerem”. O encontro foi a parte prática do Projeto Agita Futebol, contemplado pelo Ministério dos Esportes.
Com a organização da Liga Petropolitana de Desportos (LPD), em parceira com a Prefeitura de Petrópolis, o Agita Futebol permitiu a compra de materiais esportivos para os clubes, a premiação dos campeonatos da cidade e o pagamento da taxa de arbitragem de cada partida das competições municipais de Futsal e Futebol de Campo. Além disso, os profissionais petropolitanos receberam capacitações teóricas, realizadas em 2022, também com Marcelo Veiga. Com esta qualificação prática, o ciclo de aprendizado do Projeto Agita Futebol chega ao fim beneficiando cerca de 50 profissionais da cidade.
Em Xerém, os petropolitanos tiveram a oportunidade de ver na prática como é o desenvolvimento de uma equipe de competição e de formação de atletas, além de conhecer todas as instalações do Centro de Treinamento.
Nascido e criado em Petrópolis, Marcelo Veiga, contou como foi o encontro em Xerém. “Eu como petropolitano, tenho muito orgulho em poder ajudar a cidade. Como a minha área é o futebol, minha contribuição é ajudar o pessoal de Petrópolis em mostrar o futebol de forma educativa. Esse encontro foi sensacional e estou a disposição para que venham mais, e possa colaborar no que estiver ao meu alcance”, destacou ele.
Com o término da capacitação, os participantes receberão em alguns dias um certificado de conclusão pela participação no Projeto Agita Futebol.