Projeto de Extensão da UNIFASE/FMP no Quilombo Boa Esperança destaca um caminho de diálogo e valorização cultural

No coração do Quilombo Boa Esperança, localizado na cidade de Areal (RJ), um projeto de extensão do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto  e da Faculdade de Medicina de Petrópolis tem construído pontes entre a comunidade e a academia. Iniciado há pouco mais de um ano, o projeto promove diálogos, aprendizados e ações voltadas às necessidades reais dos moradores, unindo educação, saúde e valorização cultural, reafirmando o compromisso da instituição em formar profissionais conscientes e engajados com a sociedade.

“Frequentamos a comunidade quinzenalmente e trabalhamos lado a lado com uma aluna quilombola, que também é extensionista e estuda Psicologia na UNIFASE. Essa parceria nos permite entender melhor as demandas locais e construir um processo enriquecedor de trocas de conhecimentos e aprendizados. É um verdadeiro caminhar coletivo, onde todos têm algo a ensinar e aprender”, frisa Gleicielly Zopelaro, professora do Setor de Projetos e Extensão da UNIFASE/FMP.

Isabel Machado, aluna de Odontologia e extensionista do projeto, reforça o impacto dessa vivência: “Decidi participar do projeto pela experiência única que ele proporciona. Estar em contato direto com a comunidade é transformador, tanto para o nosso aprendizado técnico quanto para o desenvolvimento humano. A troca é incrível, e cada encontro nos ensina algo novo”, comenta.

A frequência regular do projeto é às sextas-feiras, mas ações especiais, como a realizada recentemente em um sábado, também são solicitadas pela própria comunidade.”A nossa primeira ação foi realizada em novembro, em parceria com a escola e com a própria unidade de saúde do Quilombo. Todos foram muito solícitos. Assim, trouxemos nossos alunos e professores para um dia especial de ação. Atendemos aproximadamente 45 crianças com consultas pediátricas, tratamentos odontológicos, acompanhamento nutricional e atividades de educação em saúde”, salienta a professora.

Posts relacionados

Defesa nega irregularidades e pede soltura de Daniel Silveira

Fundo de R$ 6,5 bi para recuperar infraestrutura do RS é oficializado

Pesquisa aponta falta de vacina em 65,8% dos municípios; governo nega