Projeto de incentivo à amamentação lançado pelo governo interino em 2021 será destaque em mostra de Saúde do Rio

Criado em 2021 por iniciativa do então prefeito interino, Hingo Hammes, o Amamenta Petrópolis será destaque, esta semana, em mostra de Saúde do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio (Cosems/RJ) e da Fiocruz. O projeto modelo, que estimula a continuidade da amamentação após o ingresso da criança na creche, foi selecionado em 9º lugar, entre 71 trabalhos apresentados por municípios do Estado. A 3ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde Cosems RJ/IdeiasSus – Fiocruz será realizada no dia 26, das 9h às 17, na sede da Fiocruz, em Manguinhos, e terá apresentações dos melhores projetos de 15 municípios.

Hingo Hammes, que em 2020 deu o pontapé inicial ao projeto, apresentando na Câmara Municipal Projeto de Lei que criava o Amamenta Petrópolis, destacou a importância da iniciativa. “É um projeto do qual eu tenho o maior orgulho. Foi uma ideia que recebemos na Câmara e que levamos à frente em conjunto com servidoras do município. Em 2021, como prefeito interino, tive a chance de avançar, colocando o projeto em prática. Implantamos o projeto piloto em dois Centros de Educação Infantil e, desde então, estamos lutando por sua ampliação. É importante que o Amamenta Petrópolis seja multiplicado, alcançando cada vez mais unidades de ensino. Estamos falando de prática humanizada, que aproxima a família da escola e permite a manutenção deste laço tão importante entre mãe e filho, que é a amamentação”, lembrou.

Desde 2021 o Amamenta Petrópolis funciona nos CEIs Anna Nardi e Boa Vista, com equipe capacitada, material e espaço adequado para a amamentação. “Desde que implantamos o projeto venho acompanhando de perto o trabalho. É emocionante ouvir das mães o quanto a iniciativa é importante, o quanto isso garante mais segurança a elas e também às crianças. Na prática, é uma iniciativa que aproxima e fortalece os vínculos familiares, os vínculos entre a equipe da escola e a família e também os vínculos na própria comunidade escolar”, frisou.

Posts relacionados

“Estamos a caminho de um suicídio planetário”, diz climatologista

Casa de Petrópolis recebe concerto inédito do Duo Ana de Oliveira & Sérgio Raz

De “oficina fofura” com as crianças até a alta gastronomia: oficinas do Petrópolis Gourmet seguem interagindo com o público