Reforço na frota: Mais nove ônibus para a rede municipal de Educação

Mais um avanço na rede municipal: nove novos ônibus adquiridos pelo poder público para fortalecer o transporte alunos nas localidades conhecidas como “Difícil Acesso” foram entregues nesta terça-feira (21/07) pelo prefeito Bernardo Rossi para a Secretaria de Educação. Os veículos foram adquiridos em 2019, antes da pandemia, mas, entregues no último mês para o governo municipal. Ainda não há previsão para o retorno das aulas na rede pública, no entanto, os novos ônibus já estão todos equipados para reforçar a frota da Secretaria de Educação.

“Temos nove novos ônibus entregues, mas, até o final do ano, mais dois vão chegar, totalizando onze novos veículos para a frota. É um grande avanço. Esses veículos são essenciais para o transporte dos alunos que moram em locais com difícil acesso. As aulas não têm data para voltar, mas, continuamos trabalhando, equipando a nossa rede pública de ensino para garantir o atendimento de qualidade”, afirmou o prefeito Bernardo Rossi.

Bernardo Rossi conferiu os novos veículos durante uma visita na Casa da Educação e, destacou, ainda, outros investimentos na rede, como a compra e entrega para as famílias dos conjuntos pedagógicos, materiais esportivos escolares, instrumentos para bandas e mobiliário.

“Com muita responsabilidade conseguimos avançar nas melhorias nas unidades educacionais, compra de materiais pedagógicos, que já começaram a ser entregues para as famílias para auxiliar os alunos na realização das atividades da plataforma Educa em Casa, materiais esportivos, mais de 4.500 itens, instrumentos novos para as bandas, cinco mil novos ventiladores para escolas e centros de educação infantil e mobiliário novo. Os alunos e servidores da nossa rede merecem esse investimento”, completou Bernardo Rossi.

A compra de novos ônibus faz parte do planejamento do governo municipal para renovação total da frota de veículos que transportam alunos nas localidades conhecidas como “Difícil Acesso”. Com esse reforço, foram entregues quatro ônibus de 59 lugares, três de 29 lugares e dois com 22 lugares. Agora, a frota própria da rede municipal passa a contar com 29 ônibus e uma van.

“Estamos à espera de mais dois novos veículos que também vão reforçar o atendimento. A preocupação com a segurança e qualidade no atendimento dos alunos é prioridade. Adquirimos os veículos em 2019 e a entrega atrasou por conta da pandemia”, explicou a secretária de Educação, Marcia Palma.

Renovação da frota e acessibilidade

Vale destacar que o número de ônibus na frota da Educação vem crescendo: em 2016 eram 19 veículos. Em 2017, o poder público adquiriu um novo (a partir de uma verba federal repassada pelo PAR – SIMEC – Planos de Ações Articuladas vinculado ao Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação, dentro do programa Caminhos da Escola) e outro foi doado pelo Colégio Dom Pedro II, do Rio de Janeiro. Agora, outros nove se juntaram à frota. Os nove novos ônibus foram comprados a partir da adesão a ata de compra do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – e o pagamento foi feito através de recursos próprios do município.

“Importante destacar que todos os ônibus possuem acessibilidade para os alunos com deficiência, cintos de segurança, ou seja, são equipados com o que há de mais moderno e isso, também representa mais tecnologia e menos gasto com manutenção”, contou Luiz Antonio Romão, responsável pelo Departamento de Transportes da Secretaria de Educação.

Os ônibus da Secretaria de Educação atuam nas rotas intituladas “Caminhos da Escola” em localidades como Bonfim, Jacó, Araras, Tapera, Rocio, Cuiabá, Vale das Videiras, Secretário, algumas localidades de Itaipava, Estrada Rio-Petrópolis e Posse. Os veículos também são utilizados pelas escolas em passeios e eventos culturais.

Além dos ônibus, a frota da Secretaria de Educação conta, ainda, com quatro carros, uma Kombi, duas vans e dois caminhões. Troca de estepes, macacos, revisão elétrica, troca de tacógrafos e de lanternas também fazem parte da revisão que é feita periodicamente nos veículos desde 2017. Os documentos dos automóveis também estão em dia.

Posts relacionados

Hingo Hammes e Firjan debatem estratégias para o desenvolvimento e a mobilidade urbana em Petrópolis

Circuito Imperial de Lutas realiza etapa de Judô neste domingo

Música clássica inspira a alta gastronomia no Petrópolis Gourmet 2024