A Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, mantém dois espaços para atendimento exclusivo para aluguel social, na Rua Dom Pedro, 199, Centro e na Rua Santo Antônio, 248, no Alto da Serra. Estes locais receberam o reforço nas equipes para otimizar o atendimento de cadastramento das vítimas da chuva.
“Precisamos garantir que as famílias terão direito aos benefícios. Com os abrigos sendo desmobilizados e as equipes retornando para o atendimento nas unidades conseguimos remanejar esses profissionais e ampliar o serviço. Estamos juntos para facilitar o fluxo de informações e atender quem precisa”, pontou o prefeito Rubens Bomtempo.
Funcionando entre 8h e 17h, o espaço no Centro da cidade agora conta com 10 pessoas trabalhando para atendimento da demanda específica sobre o Aluguel Social e processamento das informações. Além desse reforço, no local foi montada uma área de espera com cadeiras e cobertura.
“Essa estrutura vai dar mais conforto aos usuários e agilidade no atendimento. Para a inscrição no programa é necessário o recebimento de informações importantes observadas durante a avaliação social para identificação do perfil desse núcleo familiar”, explica Fernando Araújo, secretário de Assistência Social.
O programa estadual Aluguel Social é de competência Estadual, conforme o Decreto Estadual n.º 44.052, de 30 de janeiro de 2013, e condiciona que o cadastramento e o recadastramento das famílias beneficiárias do Aluguel Social, ficam sob a responsabilidade dos municípios afetados. Cabe ao Governo do Estado o pagamento dos benefícios, e ao município apresentação da demanda com os dados familiares e regiões atingidas, acompanhando as condições sociais das famílias beneficiárias do aluguel social.
Mais de 1.800 pessoas foram atendidas nos oito CRAS em funcionamento na cidade. Nos locais, a população é orientada sobre quais benefícios têm direito, de acordo com o perfil socioeconômico. Com a abertura de mais uma unidade localizada no Alto da Serra, a expectativa é ampliar o serviço do Aluguel Social e facilitar o acesso das pessoas das áreas atingidas. “Entendendo que o CRAS centro era o ponto de referência para algumas regiões da cidade e que a demanda no local aumentou consideravelmente com a interdição do CRAS Retiro, escolhemos um local para a instalação de um novo aparelho da SAS. Isso vai facilitar o acesso das pessoas evitando que tenham que se deslocar para outras áreas”, esclarece Fernando.