A Prefeitura de Petrópolis deu início nesta terça-feira (1) ao trabalho de implementação da rotatória do Carangola, uma medida importante para reduzir os congestionamentos na estrada União e Indústria. Hoje, equipes da Secretaria de Segurança, Serviços e Ordem Pública – SSOP, da Companhia de Trânsito e Transportes – CPTrans e da secretaria de Obras, estiveram no local para avaliar as primeiras ações para implementação do projeto.
“A gente sabe que esse é um dos principais gargalos do trânsito na estrada União e Indústria, uma via vital para a conexão dos distritos com o centro da cidade. O acesso ao bairro Carangola, um dos mais populosos da cidade, gera diariamente interrupções no trânsito no trecho e torna mais lenta a ida ao trabalho ou a volta para casa de milhares de petropolitanos. Em 2021, começamos a implementação desse projeto, que não teve seguimento da gestão seguinte. Hoje, retomamos esse trabalho, em um primeiro momento, com um período de testes”, ressaltou o prefeito Hingo Hammes.
A primeira etapa, com apoio da concessionária de energia Enel contará com a retirada do poste e o remanejamento da fiação, na estrutura que hoje funciona como um ponto de ônibus. “Depois as equipes da secretaria de Obras vão retirar a base dessa estrutura e asfaltar o trecho para que possa ser sinalizado pela CPTrans”, informou o secretário de Obras, Maurício Veiga.
Ainda em 2021, funcionários da secretaria de Obras trabalham na escavação de trincheiras, onde foram instaladas as galerias pluviais e bueiros. Na ocasião foi feita ainda a instalação da calçada e o asfaltamento no trecho, este último em uma parceria com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).
Considerado um dos pontos mais críticos do trânsito na cidade, o acesso ao bairro Carangola, na Estrada União e Indústria, começa agora a passar pelas obras, que vão reduzir significativamente os congestionamentos no trecho. O objetivo é o de garantir mais fluidez no trânsito. A intervenção na infraestrutura viária é um projeto da atual gestão da prefeitura de Petrópolis e está sendo executada com recursos próprios do município.
“É uma intervenção simples, mas com grande impacto na mobilidade urbana. Isso vai permitir a criação de novos recuos para ônibus, onde serão instalados abrigos na área de parada para os coletivos. O avanço pelo terreno que havia no trecho, feita há quatro anos, permitiu a criação de um ponto de parada de coletivos também na pista sentido distritos, sem que causasse a retenção da faixa de rolamento”, destacou o diretor-presidente da CPTrans, Luciano Moreira, que pontuou ainda que, além dos recuos para os ônibus, “a ampliação das pistas no trecho vai permitir que o posicionamento dos veículos para a espera pela conversão de pista não interrompa o tráfego. A rotatória vai minimizar o impacto do retorno ou acesso ao Carangola e Estrada da Saudade sobre a União e Indústria”, ressalta.
Outra melhoria será a implementação de uma nova iluminação no trecho. “Vai servir para dar uma visibilidade melhor aos motoristas. Estamos estudando a implementação de refletores, para deixar a rotatória bem iluminada e assim garantir mais segurança no local”, pontuou o secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Marcelo Chitão.