Sesi e Firjan iniciam testes para trabalhadores da indústria no Rio

Um profissional de saúde realiza um teste finalizado em um local de testes de coronavírus fora dos Serviços Comunitários de Saúde Internacionais no Distrito Internacional de Chinatown durante o surto de doença por coronavírus (COVID-19) em Seattle, Washington, EUA, em 26 de março de 2020. REUTERS / Lindsey Wasson

Por Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro

O Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) iniciaram hoje (17) os testes que detectam o novo coronavírus (covid-19) nos trabalhadores da indústria do estado. Na primeira coleta, serão recolhidas amostras de 418 funcionários de 16 empresas.

O Programa Testes Covid-19 pretende fazer a testagem nos 556 mil funcionários da indústria fluminense até setembro para agilizar o diagnóstico de doença e contribuir para evitar a propagação do coronavírus no estado do Rio.

Segundo a coordenadora de saúde ocupacional da Firjan Sesi, Rita de Cassia Oliveira, nesta fase da epidemia de transmissão comunitária, a ideia é que a testagem possa trazer mais segurança para o trabalhador para ir para seu ambiente de trabalho sem se contaminar nem contaminar outras pessoas.

“O objetivo é detectar a presença do vírus nos trabalhadores para que aqueles que não estejam com o vírus continuem a trabalhar de forma segura. Aqueles que testarem positivo, será orientado o afastamento conforme as orientações do Ministério da Saúde e a nossa equipe de saúde fará o atendimento remoto ao trabalhador dando as orientações, se ele tem que procurar atendimento médico ou não, se basta ficar em isolamento”, disse.

Segundo a Firjan, a iniciativa tem capacidade de processar até 2.248 amostras por dia. Os testes são oferecidos gratuitamente para pequenas indústrias e a preço de custo para as médias e grandes.

As coletas começam pela cidade do Rio de Janeiro, onde há mais casos da covid-19, seguindo depois para a região metropolitana e, por fim, em todo o estado. Os resultados ficam prontos em 48 horas.

Os pontos de coleta ficam nas unidades da Firjan Sesi Cinelândia e de Vicente de Carvalho, além de uma gráfica, em Higienópolis, na zona norte da cidade. No caso das empresas maiores, as equipes do Sesi podem fazer a coleta na própria companhia. As empresas interessadas em aplicar os testes em seus funcionários podem ter informações ou se inscrever pelo e-mail.

Posts relacionados

Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 6 milhões

Governo destinará mais recursos contra queimadas, diz Casa Civil

CDL Petrópolis oferece treinamentos para atendimento e gestão gerencial