Nesta semana, do dia 14 a 16 de setembro, o Soberano será palco de diferentes expressões musicais, evocando ecletismo e pluralidade nas noites de Itaipava. Na quinta-feira, dia 14, a banda petropolitana O Velho Blues inaugura a programação da semana resgatando a tradição do blues e dando uma roupagem moderna para o estilo. Além de composições autorais, a banda faz releitura de velhos clássicos de Howlin’ Wolf, Muddy Waters, Freddie King, Albert Collins, Steve Ray Vaughan, Allman Brothers, B.B king e muitos outros baluartes do gênero. A banda se apresenta com instrumentos feitos exclusivamente com caixas de charutos (Cigar Box Guitars), lançando mão também da utilização do washboard, propiciando um clima perfeito para o repertório, do blues tradicional ao mais moderno.
Na sexta-feira, dia 15, o ar jazzístico toma conta do Soberano com a apresentação de Manu Le Prince. Cantora sem fronteiras, a artista se destaca como uma das mais bonitas vozes do Latin Jazz na Europa. Nascida em Paris, a compositora, com seu timbre quente e sensual, sempre soube dar uma nova interpretação aos standards de jazz, e às canções da MPB. Brasileira de coração e descendente de sul americanos e ingleses, dividida há mais de vinte anos entre a França e o Brasil, Manu mistura intimamente sua influência do Jazz, estilo que conhece desde criança, com a Bossa Nova, MPB e ritmos étnicos. Com uma carreira de longo percurso – desde o celebre grupo de jazz francês “Magma” à sua colaboração com Rosinha de Valença, o trombonista Raul de Souza e e o multi instrumentista Hermeto Pascoal – Manu já é referência no Brasil: o cronista e poeta Luiz Fernando Veríssimo citou a cantora em sua coluna no jornal O Globo (sobre o seu projeto em homenagem a Johnny Alf), tem como grande fã o escritor Paulo Coelho e já participou do programa Um Café Lá em Casa, do guitarrista Nelson Faria.
Já no sábado, o Soberano oferece dose dupla. Às 16h, o Duo Bevilacqua Assumpção explora o repertório camerístico e as sonoridades limítrofes entre o erudito e o popular. Formado pela pianista carioca Inês Assumpção e pelo violoncelista Friburguense Miguel Bevilacqua, o duo também foca em obras autorais e de compositores brasileiros como Egberto Gismonti, Heloísa Fernandes, Waltel Branco e Villa Lobos dentre outros. Logo em seguida, às 21h, a soprano Fernanda Gollo (voz, violão e bodhràn) apresenta seu novo projeto, ao lado do pianista Rafael Simonaci e do violoncelista Gustavo Lyra. O trio irá executar os melhores sucessos das décadas de 70, 80 e 90, mesclando elementos da música celta irlandesa, folk irlandês, temas de filmes e composições da própria Fernanda Gollo.
Happy-hour e after show
As atrações musicais, de quinta à sábado, combinadas com o sofisticado cardápio, ganham ainda mais sabor com os projetos “Soberano Before” (happy hour das 17h às 19h, descontos de 50% em drinks e chopp) e “Soberano After” (com DJs e pista de dança, ingresso revertido em consumação). Ou seja, a aconchegante casa, de arquitetura moderna rodeada de muito verde no centro da cidade de Itaipava (RJ) – já referência de boa música, teatro, arte e gastronomia –oferece também outras opções, seja para quem quer relaxar após o expediente, ou mesmo para quem quer se divertir até mais tarde.
A programação completa e ingressos à venda em: www.soberanoitaipava.com.br. O Cliente Soberano que quiser se hospedar na região, tem desconto na Pousada Tucano de Cuiabá, com direito a uma garrafa de espumante como brinde de boas-vindas.