STJ estende habeas corpus para que vereadores afastados retornem a Câmara

O Superior Tribunal de Justiça decidiu na noite desta sexta-feira (16/05) estender o Habeas Corpus em favor dos vereadores afastados Ronaldão e Luizinho do Sorriso, aos também afastados Wanderley Taboada e Reinaldo Meirelles. Com isso os dois deverão reassumir o cargo de vereadores na Câmara Municipal de Petrópolis na próxima semana.

A primeira decisão foi dada no dia 14 de abril, pelo retorno dos dois primeiros, que reassumiram suas funções no dia 27/04, após o tribunal mandar que a decisão fosse cumprida. A Câmara ainda não foi notificada, mas assim que for deverá permitir que Taboada e Meirelles retomem suas cadeiras. Enquanto isso, os suplentes que ocupam o lugar dos afastados deverão deixar a Câmara. Quem sairá então são os Vereadores Marcelo Chitão e Jamil Sabrá Neto.

Além dos quatro vereadores que retornam, diante destas decisões, a Câmara de Petrópolis ainda tem dois vereadores afastados, são eles o ex-presidente da Câmara Paulo Igor, que foi preso em abril de 2018 e em sua casa foram encontrados maços de dinheiro com as iniciais dos vereadores que foram afastados, em função da investigação iniciada a partir da prisão.

Outro ex-presidente da casa, Roni Medeiros, também está afastado, desde junho de 2019, suspeito de ter funcionários fantasmas em seu gabinete, em mandado anterior ao atual. Justino do Raio X e Hingo Hammes, atual presidente da Câmara substituem os vereadores que seguem afastados.

Posts relacionados

Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 6 milhões

Governo destinará mais recursos contra queimadas, diz Casa Civil

CDL Petrópolis oferece treinamentos para atendimento e gestão gerencial