Turismo cresce 7% em 2019 e é um dos principais pilares da economia de Petrópolis

  A expansão dos grandes eventos e a aposta na parceria com a iniciativa privada, a divulgação do destino Petrópolis em feiras e eventos voltados para o setor de turismo, além do investimento para cuidar e preservar o patrimônio histórico do município e a aproximação entre poder público e o empresariado estão entre os principais motivos que têm feito a Cidade Imperial seguir uma linha de crescimento quando o assunto é turismo. A estimativa, em 2019, é de que Petrópolis tenha aumentado em 7% o número de visitantes em relação ao ano anterior. São 2,15 milhões de pessoas que chegam em busca do nosso patrimônio histórico cultural, das belezas naturais, da gastronomia, a rede hoteleira variada, entre diversas outras características.

            Com todo esse movimento, o setor já se firmou como um dos pilares da economia da principal cidade da Região Serrana e representa, hoje, R$ 760 milhões, ou seja, 6% do PIB anual. Pelo segundo ano consecutivo, em 2019 Petrópolis também garantiu a categoria A no Mapa do Turismo Nacional, do Ministério do Turismo, o que tem atraído ainda mais divulgação espontânea, o interesse de agências de viagem, e novos visitantes. “A nossa vocação para o setor é enorme e ainda temos potencial para crescer mais. Nos últimos anos, os moradores têm acreditado no turismo como importante fonte de renda para movimentar o município como um todo”, frisa o prefeito Bernardo Rossi.

            Os números registrados na cidade comprovam o crescimento. Só as duas principais festas – Bauernfest e Natal Imperial – somaram juntas mais de 900 mil visitantes, com cerca de R$ 400 milhões injetados na economia. Dinheiro que chega a todo o setor de serviços, como restaurantes, hotéis, comércio, salões de cabeleireiro, taxistas, estacionamentos, entre diversos outros. “E não só isso, o turismo traz receita e pode refletir até nos serviços básicos, como saúde, educação, obras”, completa o prefeito.

Nos museus administrados pela prefeitura não foi diferente. Pelo Museu Casa de Santos Dumont passaram 185.921 visitantes em 2019. O número é 15,32% maior do que o registrado no ano anterior, quando 161.215 pessoas conheceram um pouco mais sobre a vida e as invenções de uma das mais conhecidas personalidades do país. Já no Museu Casa do Colono, que ajuda ao turista entender os costumes e como viviam os primeiros colonos alemães, registrou no ano passado 24.298 visitantes entre turistas e petropolitanos, ou seja, 23,72% a mais do que em 2018, quando o número foi de 19.640. Na mesma linha de crescimento também está o Museu Imperial, conhecido em todo país, com aumento de 13,89% na comparação entre 2019 e 2018.

“Há três anos, Petrópolis voltou a enxergar o potencial do turismo. Criamos uma secretaria específica, investimos nos atrativos e nos eventos – que são uma importante ferramenta para atrair visitantes, estreitamos os laços com o empresariado do setor, aumentamos a divulgação da cidade em eventos por todo o pais, firmamos parcerias com a iniciativa privada para fortalecer ainda mais o setor, ou seja, voltamos a tratar o turismo como prioridade. Em tempos de crise, Petrópolis tem conseguido se destacar”, ressalta o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

Com 26 instituições museológicas, Petrópolis é um museu a céu aberto em seu Centro Histórico, com rico patrimônio preservado com prédios, casarões e igrejas do século XIX e início do século XX. Apesar de o carro chefe da cidade ser o turismo histórico-cultural, a cidade também oferece opções de ecoturismo, turismo rural, turismo de compras, gastronômico, cervejeiro e religioso, por todos os distritos. Além disso, são cerca de 300 restaurantes, 119 meios de hospedagem e 6.339 leitos à disposição do visitante.

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