Esta é a última semana para o público conferir em Petrópolis as exposições sobre a ditadura militar no Brasil. As mostras fazem parte da programação da 8ª Semana da Memória, Verdade e Justiça e estão expostas no Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) e Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade (CAALL).
No CDDH, o público encontra livros, matérias de jornais e relatórios sobre este período da história, de 1964 a 1985, na exposição “A censura não calou para sempre”. O horário de visitação é de 10h às 17h. O CDDH fica na Rua Monsenhor Bacelar, nº 400, no Valparaíso.
Já no CAALL está à mostra a exposição “Alceu Amoroso Lima e seu repúdio ao totalitarismo”. Com caráter iconográfico, a exposição mostra os símbolos da repressão sofrida pelos brasileiros durante a ditadura através da ótica de Alceu Amoroso Lima. O horário de visitação é das 10h às 17h.
E para falar sobre o tema “Dr. Alceu: Resistência democrática e Defesa dos Direitos Humanos”, o local recebe no sábado (29), às 17h, Leonardo Iorio, advogado e professor de Direito Constitucional e História de Direito, além de coordenador acadêmico e diretor da pós-graduação da Universidade Candido Mendes. A roda de conversa também vai contar com a participação da historiadora e pesquisadora do CAALL, Rachel Wider. O evento tem entrada gratuita. O CAAL fica na Rua Mosela, nº 289, no bairro Mosela.
A Semana da Memória, Verdade e Justiça de Petrópolis é garantida pela Lei Municipal 7.358, de 2016, e tem como objetivo promover reflexões sobre os 21 anos de ditadura militar e as graves violações contra os direitos humanos ocorridas no período.