União e Indústria: pista começa a receber nova pavimentação

DCIM100GOPROG0282887.

O prefeito Bernardo Rossi acompanhou nesta terça-feira (04/08) o serviço de pavimentação da Estrada União e Indústria. O trabalho – que é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) – começou pela fresagem (retirada) do asfalto antigo no início da Av. Barão do Rio Branco (trecho próximo da Rua 13 de Maio). Já nesta quarta, será aplicada a nova camada de material no local. O esquema de trânsito será o mesmo realizado nesta terça.

“Essa foi uma batalha antiga nossa, longa, de muitos anos, para que o Dnit fizesse essa obra. A reforma vai desde a Barão do Rio Branco até Pedro do Rio, trecho que será todo recapeado. Também teremos outras intervenções, como alargamento de pista, modificações em alguns pontos de mais trânsito. Então essa é uma obra de grande importância para a população. Nós sabemos que toda obra gera transtorno, mas ela é fundamental para a mobilidade urbana da nossa cidade. É uma vitória, uma conquista de Petrópolis”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

Nesta quarta, a obra vai acontecer em três frentes: a colocação do asfalto no trecho que foi fresado (no início da Barão); a retirada do pavimento de mais um trecho (ainda na Barão); e a sequência das intervenções no sistema de drenagem (na região do Retiro). O trabalho vai ocorrer novamente entre 7h e 17h. São pelo menos 35 funcionários da empresa Santa Luzia Engenharia – contratada pelo Dnit para executar a reforma – atuando nesses locais.

“Essa é uma obra que vem somar para a cidade. A infraestrutura é necessária, obrigatória para o desenvolvimento de Petrópolis. O transtorno vai acontecer, mas a gente pede paciência para a população. As pessoas que puderem evitar os trechos em obra, que usem as vias alternativas para evitar o trânsito. Essa é uma forma do cidadão petropolitano apoiar para que a obra possa fluir de forma mais rápida, segura. O município fez um trabalho incansável junto ao Dnit para que essa obra acontecesse e todos nós seremos beneficiados por ela no futuro”, afirma o secretário de Obras, Ernane Dias.

O esquema de trânsito permanece o mesmo nesta quarta-feira. Haverá bloqueio apenas no trecho em obra. Quem estiver indo em direção ao Centro não poderá passar pela Rua 13 de Maio. A opção é a Rua Padre Siqueira, que continuará com o sentido invertido.

As linhas de ônibus continuam fazendo desvio pelas ruas Alfredo Pachá, Roberto Silveira e Av. Koeler, antes de acessarem a Rua da Imperatriz e continuarem pelo itinerário normal.

O retorno das linhas ônibus continuará com a rota habitual, pela Rua 13 de Maio e pela Barão do Rio Branco. Essas ruas também estarão disponíveis para os veículos que quiserem ir para o Retiro.

Ainda assim, a CPTrans segue recomendando aos motoristas que precisam se deslocar entre o Centro e Correas ou Itaipava, que utilizem como rota alternativa o Quissamã.

Antes da pandemia, a União e Indústria registrava movimento de 100 mil pessoas por dia, o que reforça a importância dessa obra. Todo trecho desde até Pedro do Rio, com quase 25 km de extensão, será totalmente reformado. Além da pavimentação e da drenagem, também estão previstos outros pontos ao longo do trabalho, como intervenções em calçadas, baias de ônibus, sinalização, entre outros. Em trecho já nos distritos, estão previstas 10 obras de contenção, que podem ser feitas simultaneamente à pavimentação no trecho mais próximo ao Centro.

A prefeitura tem projetos para melhorar a mobilidade urbana e o trânsito na entrada do Carangola, Correas, Bonsucesso e Itaipava e busca alinhar junto ao Dnit para poder executar essas intervenções junto ao cronograma da reforma.

Para quem empreende na região próxima do local onde o serviço foi realizado, a obra terá um impacto positivo durante muitos anos.

“São mais de 30 anos trabalhando por aqui e foram muitos anos lutando para que essa obra acontecesse. E agora o prefeito conseguiu que ela saísse do papel, que andasse. Ela vai favorecer muito a nossa população. É um legado que vai ficar para a cidade”, acredita o empresário Célio Noel, que atua na Rua 13 de Maio, próximo de onde começou a pavimentação.

Posts relacionados

Black Friday 2024 promete impulsionar o comércio em Petrópolis com desafios e oportunidades

Espírito natalino chega ao Shopping Itaipava neste sábado com programação que segue até dezembro

Diretor da OMS tem alta de hospital no Rio, onde passou a noite