UNIFASE/FMP firma parceria com o Esporte Clube de Corrêas

A UNIFASE/FMP firmou uma parceria inovadora com o Esporte Clube Corrêas através do projeto de extensão MultiEsporte LAMEE, que oferece atendimento multidisciplinar para os atletas. O projeto, coordenado pela professora Clévia Sies, também responsável pela Pós-graduação em Psicologia do Esporte da UNIFASE/FMP, tem como objetivo melhorar a saúde e o desempenho dos jogadores.

“Os alunos da Liga de Medicina do Esporte da UNIFASE/FMP vieram conversar comigo e eu sugeri um projeto de extensão, desde que fosse multidisciplinar, porque acredito que o trabalho precisa ser completo. A UNIFASE/FMP é uma instituição pioneira em oferecer um projeto assim para o atendimento dos atletas da cidade, com a participação de acadêmicos de Medicina, Enfermagem, Nutrição e da Pós-graduação em Psicologia do Esporte”, explica a professora Clévia Sies.

O Esporte Clube Corrêas possui categorias de base e o time oficial de futsal adulto, que é o campeão estadual 2023.Clévia destaca que essa parceria com a UNIFASE/FMP trouxe uma nova dimensão ao atendimento e acompanhamento dos jogadores. “Agora, além do preparador físico e técnico, os atletas recebem um suporte multidisciplinar, com foco em promoção de saúde, prevenção de lesões, reabilitação e educação em saúde”, salienta.

O preparador físico do Esporte Clube Corrêas, Bruno Soares de Oliveira, enfatizou o impacto positivo dessa iniciativa. “Hoje, temos a oportunidade de ter a parte médica, psicológica, de nutrição e de enfermagem trabalhando juntas. Isso faz com que os resultados sejam obtidos de forma mais precisa e visível na melhoria do desempenho dos atletas”, relata.

Os atendimentos aos atletas são semanais e envolvem diversos momentos de intervenção. “Já realizamos uma anamnese física e nutricional, além de atividades educativas com a equipe de enfermagem e nutricionistas. As dinâmicas de grupo com a psicologia do esporte visam o espírito de equipe e o pertencimento ao time”, frisa Clévia.

Beatriz Wendling da Silva, recém formada em Enfermagem pela UNIFASE, comemora o percurso do projeto. “Participar do MultiEsporte está sendo incrível, principalmente com a coordenação da professora Clévia, que sempre traz novas dinâmicas e ambientes. É um projeto inovador e que nos permite levar assistência em saúde aos atletas com foco também na melhora da performance de cada um”.

Heitor Domingues, estudante do 5° período de Medicina, também destaca a oportunidade diferenciada que o projeto de extensão da UNIFASE/FMP está proporcionando aos acadêmicos. “No geral, na graduação em Medicina nós não temos contato com o papel do médico no atendimento ao atleta profissional. Conectar o nosso aprendizado acadêmico com o esporte e vivenciar o dia a dia das competições de um dos principais times de futsal do estado é algo inédito, que reforça o nosso vínculo com a cidade e nos proporciona um conhecimento antes inimaginável durante o curso”.

O projeto ainda inclui a participação de profissionais renomados, como o ortopedista Dr. Fábio Segal, e a equipe da Academia Kõrper, que realizarão testes de esforço nos atletas. O presidente do Esporte Clube de Corrêas, Alex Tinoco, expressou seu entusiasmo com a parceria.

“Essa colaboração traz benefícios não apenas para os atletas, mas também para os estudantes que estão se preparando para atuar na área da saúde. Graças ao projeto, estamos identificando e tratando questões de saúde que muitos jogadores nem sabiam que tinham, o que gerou uma melhoria significativa no desempenho dentro e fora da quadra”, relata.

O projeto de extensão, que teve início em abril deste ano, já trouxe muitos benefícios para todos os envolvidos. “Com essa parceria, o projeto MultiEsporte LAMEE reforça o compromisso da UNIFASE/FMP com a promoção da saúde e o bem-estar dos atletas, enquanto proporciona aos nossos estudantes uma vivência prática enriquecedora, consolidando-se como um modelo inovador de extensão universitária na cidade de Petrópolis”, finaliza Clévia Sies.

Posts relacionados

Secretaria da Mulher debate organização do fluxo de atendimento às vítimas de violência doméstica

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio acumulado vai para R$ 60 milhões

Dólar desaba após tarifas de Trump e atinge menor valor em seis meses