UNIFASE solta mais de 400 livros na Flipetrópolis

O Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) colocou em circulação mais de 400 livros na Flipetrópolis. A ação fez parte do projeto de Extensão Livro Solto, que há 12 anos busca democratizar o acesso à leitura, com a soltura de livros em espaços públicos. Quem quiser pode chegar e levar até três livros e a única regra é que, posteriormente, solte a obra novamente, dando a outras pessoas a oportunidade de também ler a obra.

Diretora geral da UNIFASE, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, lembra que o projeto começou há 12 anos, por iniciativa de uma ex-aluna da instituição, a hoje médica Ruana Rueda. “É um projeto maravilhoso, que garante o acesso à leitura de qualidade e gratuita”, frisa, destacando a importância da formação de novos leitores.

Coordenador de Projetos e Extensão da UNIFASE, Ricardo Tammela explica que a instituição recebe, durante todo o ano, livros (exceto livros didáticos, técnicos, de autoajuda, de cunho religioso, político ou que promova o racismo, o machismo e o ódio). “O projeto representa uma importante contribuição da nossa instituição para a manutenção do hábito da leitura e para a criação de novas gerações de leitores. Além disso, é uma forma de estímulo aos nossos alunos, que podem trocar as obras por horas complementares. A cada cinco livros, eles recebem 1 hora complementar”, detalha.

Quer quiser participar e também soltar os próprios livros para que a instituição possa colocar em circulação por meio do projeto, pode entregar os títulos diretamente no campus da instituição, no Centro Cultural da UNIFASE, localizado na Av. Barão do Rio Branco, 1003, no Centro de Petrópolis. É possível obter informações também no site da UNIFASE (www.unifase-rj.edu.br/livro-solto ) ou pelo e-mail: extensao@unifase-rj.edu.br.

O projeto – O Livro Solto é um projeto de Extensão da UNIFASE que traz o conceito de democratização da leitura nos moldes do mundialmente conhecido Bookcrossing. A ideia é soltar livros que não sejam didáticos nem técnicos em locais de acesso público. Qualquer pessoa pode pegar o livro sem necessidade de cadastro, somente com o compromisso de devolvê-lo ao local onde o pegou ou passá-lo adiante, para que mais pessoas possam ter acesso à leitura gratuita e de qualidade.

Posts relacionados

Black Friday 2024 promete impulsionar o comércio em Petrópolis com desafios e oportunidades

Espírito natalino chega ao Shopping Itaipava neste sábado com programação que segue até dezembro

Diretor da OMS tem alta de hospital no Rio, onde passou a noite