Vacina contra poliomielite está disponível em PSFs e postos itinerantes até quinta

Crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 são vacinadas no posto de saúde Heitor Beltrão, na Tijuca, zona norte do Rio, para receber a dose contra a pólio e contra o sarampo.

A Prefeitura está realizando uma grande mobilização para ampliar a cobertura vacinal contra a poliomielite no município. Desde segunda-feira (24), quando foi celebrado o Dia Mundial de Combate à Poliomielite, 30 Postos de Saúde da Família estão recebendo crianças de 1 ano a menores de cinco anos para aplicação das doses de reforço. A vacina é oral, porém, só pode ser ministrada em meninas e meninos que tenham tomado as três aplicações intramusculares aos dois, quatro e seis meses de vida. A ação se estende até quinta-feira.

Simultaneamente, postos de vacinação itinerantes serão montados em escolas, Centros de Educação Infantil e sedes de associações de moradores. As doses também permanecem disponíveis nas 13 salas de imunização do município. “A ideia é facilitar o acesso da população à vacina, que é imprescindível para a proteção das nossas crianças. Estamos aumentando a oferta perto da casa das pessoas. São apenas duas gotinhas, mas que protegem meninos e meninas dessa doença grave, que pode causar a paralisia infantil e até levar à morte”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

A aplicação das doses será realizada das 9h às 15h, de segunda a quinta-feira. Para garantir a imunização, é fundamental a apresentação do cartão de vacina da criança, assim como o cartão SUS ou CPF. Apenas o PSF do Brejal funcionará com horário diferenciado, até as 14h30. Postos itinerantes serão montados, ainda, nas sedes das Associações de Moradores das Comunidades Oswaldo Cruz, Bingen e Alemão. O CEI Hermínia Matheus, no São Sebastião, também funcionará como polo.

“Estando mais próximo das comunidades, sem dúvida conseguiremos alcançar um maior número de crianças e chegar mais perto das metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. No caso da Poliomielite, a meta é vacinar 95% do público alvo. Em Petrópolis, a cobertura de campanha da pólio está em cerca de 36%. Já na aplicação das doses de rotina, administrada entre os dois e seis meses de vida, estamos acima da média nacional, com 53,46%”, frisa o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

A poliomielite, também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença causada por um vírus chamado poliovírus, que invade o sistema nervoso e, em casos mais graves, pode causar paralisia. A poliomielite é uma doença muito contagiosa, ou seja, é transmitida de pessoa para pessoa de forma muito rápida. Ela afeta principalmente crianças menores de 5 anos, mas também pode acometer adultos.


Postos de vacinação de 24 a 27/10
9h às 15h, exceto Brejal, que acontecerá até 14h30

PSF Alto siméria
PSF Santíssima trindade
PSF São Sebastião
PSF Amazonas
PSF Vila saúde
PSF Dr Thouzet
PSF Meio da serra
PSF Vila Felipe
PSF 24 de maio
PSF Caxambu Santa Isabel
PSF Caxambu Luzitano
PSF Bairro castrioto
PSF Bataillard
PSF Pedras Brancas
PSF comunidade Menino Jesus de Praga
PSF comunidade São João Batista
PSF Moinho Preto
PSF Fazenda inglesa
PSF Carangola
PSF Vale do Carangola
PSF Jardim Salvador
PSF Boa esperança
PSF comunidade primeiro de maio
PSF Lajinha
PSF águas lindas
PSF Bonfim
PSF Vale das Videiras
PSF Brejal 09 às 14:30
PSF Secretário
PSF Vila rica

Vacinação Itinerante:

24/10 de 9h às 15h e 26/10 de 9h às 12h – PSF Castelo São Manoel – Capela São João Batista e Nossa Senhora Auxiliadora
24/10 de 9h às 15h – Associação de Moradores da Comunidade Oswaldo Cruz
25/10 de 9h às 15h – Associação de Moradores do Manoel Torres e adjacências e PSF Boa vista
26/10 de 9h às 15h – CEI Hermínia Matheus e PSF Nova Cascatinha
27/10 de 9h às 15h – Associação de Moradores da Comunidade do Alemão
27/10 de 9h às 12h – PSFs Estrada da Saudade e Machado Fagundes

Posts relacionados

Black Friday 2024 promete impulsionar o comércio em Petrópolis com desafios e oportunidades

Espírito natalino chega ao Shopping Itaipava neste sábado com programação que segue até dezembro

Diretor da OMS tem alta de hospital no Rio, onde passou a noite