O Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Petrópolis, no Caxambu, está com vagas abertas para novos alunos nas 14 modalidades oferecidas no espaço. Os interessados podem se inscrever diretamente no ginásio, que fica na Rua Flávio Cavalcante, sem número, ou através do telefone: 2233-1218. Atualmente, são mais de 800 pessoas – entre adultos e crianças – atendidas mensalmente e o local pode receber até duas mil.
Diariamente são oferecidas aulas de futsal, vôlei, handebol, basquete, basquete 3×3, jiu-jitsu, muay thai, karatê, judô e capoeira, de segunda à sexta-feira, de 10h às 18h, para o público infantil. Para os adultos, existem turmas de dança, ginástica, alongamento e de bocha adaptada. A comunidade conta também com um horário para o futsal adulto masculino, atendendo a um desejo antigo dos moradores do Caxambu.
Nesta terça-feira (12.03), de 9h às 10h, aconteceram aulas de futsal e de ginástica. “Enquanto meu filho está jogando bola, eu faço meus exercícios. Já estou aqui no CIE há quase um ano e só posso agradecer. Precisava melhorar minha saúde por recomendação médica e aqui é maravilhoso, já que somos acompanhados de profissionais capacitados”, disse Silvana Oliveira, moradora do Caxambu.
“O esporte é uma prioridade da nossa gestão, por ser uma ferramenta importante de prevenção a doenças. O investimento nos bairros é algo inédito e vai beneficiar mais de 20 mil pessoas diretamente. Estamos incentivando que a população da cidade fique mais ativa, melhorando os equipamentos esportivos que já existem e inaugurando novos espaços”, destacou o prefeito Bernardo Rossi, que inaugurou o CIE no Caxambu em março de 2018.
Além do CIE, a atual gestão já entregou as quadras comunitárias dos bairros Morin e Pedras Brancas. Estão em obras os espaços na Comunidade do Alemão, Vila São José, Posse e Oswaldo Cruz. No Vale do Carangola e no Amazonas (Quitandinha), os trabalhos terão início em breve. Também irão passar por intervenções as quadras no Independência e Bairro da Glória.
“Vamos aproveitar estes espaços para a instalação de programas que atendam as comunidades. O Programa Segundo Tempo, do governo federal, será a próxima novidade, além de fortalecermos os que já existem, como o Agita Petrópolis e o Festival das Comunidades”, conta Leandro Kronemberguer, superintendente de Esportes e Lazer.