Varejo já aposta na moda primavera-verão 2024 e vitrines estampam a nova estação

Com a temperatura em alta já em pleno inverno, o setor de moda de Petrópolis está otimista para a temporada primavera-verão 2024. A nova estação só inicia no dia 22, mas o finalzinho de inverno será marcado por um clima mais quente, com pouca chuva e, é claro, com a mudança de guarda-roupa. As vitrines da cidade já exibem as novas coleções, trazendo tendências como estampas vibrantes e a reinvenção do jeans, que prometem conquistar os consumidores. O mercado de calçados e acessórios também acompanha essas novidades, refletindo o dinamismo do setor. Para a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis, a época é de renovação, não apenas das vitrines, mas da forma de fazer negócios com os empreendedores atentos para o crescimento do e-commerce, sobretudo na área de moda.

A previsão é de crescimento de 2% a 4% de vendas do setor de moda no país em relação a 2023 que fechou com 6,5 bilhões de peças comercializadas segundo estimativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). “A moda outono inverno tem um peso grande nesta conta, principalmente em Petrópolis que experimenta sua alta temporada de turismo, mas a primavera-verão, começando mais cedo e se estendendo até o final das férias e englobando ainda as festas de final de ano, é promissora”, afirma o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis, Cláudio Mohammad.

A troca de vitrines já mobilizou o comércio local e além do vestuário, lojas de acessório, óticas, lojas de decoração e artigos do lar também se renovam para receber a nova temporada, acompanhando o movimento crescente nas ruas de Petrópolis, incluindo os distritos. “Bares e restaurantes também trocam cardápios, estendem funcionamento, investem em novidades e promoção. Esse fluxo que atinge boa parte da cadeia produtiva vem em “onda” que vai contagiando e ampliando. É preciso estar antenado às tendências, otimista com bom movimento e preparado para atender com qualidade”, ensina o presidente da CDL Petrópolis.

Mohammad também ressalta o impacto na economia local. “Petrópolis é um polo de comércio com lojas espalhadas por toda a cidade e seus distritos, o que cria uma experiência de compra diversificada. Há os polos de moda específicos como a Rua Teresa e o Bingen, porém é verificado “redutos” de segmentos como a decoração em Itaipava, antiguidades em Secretário,  artesanato em vários pontos, tornando o varejo uma experiência diferente em Petrópolis”, afirma o lojista e líder empresarial.

Lojista deve investir em e-commerce

O mercado de vestuário no Brasil tem mostrado uma transformação significativa nos últimos anos, especialmente com o crescimento do e-commerce. Embora o varejo físico ainda domine as vendas, representando 92% do montante em 2022 com R$ 244,7 bilhões movimentados, o comércio online atingiu a marca de R$ 21 bilhões, o que corresponde a 8% do faturamento total, segundo estudo do IEMI- Inteligência de Mercado, empresa especializada em pesquisa do setor têxtil.

Essa mudança nos hábitos de consumo aponta uma necessidade urgente para que os lojistas invistam em plataformas de e-commerce, garantindo uma experiência de compra fluida e atrativa para o consumidor digital. O crescimento nominal de 19% no faturamento de vestuário entre 2017 e 2022 reforça o potencial desse setor, mas também expõe a diminuição do volume de peças vendidas, o que exige uma estratégia mais focada em qualidade e eficiência.

Cláudio Mohammad, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis, alerta que o varejista que ainda não investiu no comércio digital está perdendo oportunidades. “O e-commerce, especialmente no setor de moda, não pode ser visto como uma simples opção, mas sim uma necessidade. A integração entre a loja física e o ambiente online é crucial para oferecer ao cliente uma experiência consistente e aumentar o alcance. Lojistas precisam se concentrar na personalização e na qualidade do serviço online para atrair e fidelizar consumidores”, analisa.

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