Vereador defende projeto que valoriza e estimula a leitura e a escrita

O dia 20 de outubro, quando é celebrado o Dia do Poeta, pode marcar, a partir de 2023, uma celebração especial. Proposta do vereador Dr. Mauro Peralta aprovada em primeira discussão na Câmara Municipal nesta terça-feira (8) cria em Petrópolis a ação cultural “Jovem Poeta”, a ser realizada anualmente, durante uma semana, com o objetivo de incentivar e proporcionar experiências de autoria e protagonismo às crianças e jovens na valorização da leitura e da escrita como forma de expressão no mundo. A ideia é que os poemas produzidos sejam selecionados por uma comissão julgadora e sejam incluídos na edição de um livro digital que, sempre que possível, poderá ser impresso.

Autor do Projeto de Lei 2798/2022, o vereador Dr. Mauro Peralta explica que a Comissão Julgadora poderá ser constituída por representantes do setor de cultura, educação e representantes da sociedade civil com experiência literária. “A poesia precisa ser valorizada e compartilhada de forma sensível. É assim que ela molda o ser humano, de corpo e alma. Ao seguir os caminhos da emoção, da sensibilidade e da imaginação, ela é um veículo para a transmissão de conhecimento e valores humanos”, frisa, lembrando que é importante estimular experiências saudáveis que promovam a socialização das pessoas.

O Projeto ainda será votado em segunda discussão na Câmara Municipal e, uma vez aprovado, será encaminhado ao Poder Executivo.

Posts relacionados

Secretaria da Mulher debate organização do fluxo de atendimento às vítimas de violência doméstica

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio acumulado vai para R$ 60 milhões

Dólar desaba após tarifas de Trump e atinge menor valor em seis meses