Na tarde desta terça-feira (13), durante a sessão plenária na Câmara Municipal, foi aprovada uma indicação legislativa de autoria do vereador Domingos Protetor que sugere à Mesa Diretora que faça um projeto de resolução para criação da Medalha de São Francisco de Assis, no âmbito do Conselho de Títulos e Honrarias da Casa Legislativa. A ideia é que seja conferida às pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que tenham, comprovadamente, prestado relevantes serviços à causa animal ou à causa dos menos favorecidos economicamente em Petrópolis.
São Francisco de Assis foi um frade católico reconhecido como o santo protetor dos animais e padroeiro da ecologia, sendo admirado por sua bondade com todos os seres vivos e celebrado no dia 04 de outubro, Dia Mundial dos Animais. “Petrópolis conta com o relevante trabalho de protetores de animais que se empenham, diariamente e voluntariamente, na árdua tarefa de combate às práticas de abandono e maus-tratos que, lamentavelmente, ainda é uma triste realidade na nossa cidade. Por isso, acredito que essas pessoas devam ser homenageadas e enaltecidas por toda a sociedade, bem como pelos Poderes Públicos. São elas que se sacrificam financeiramente para cuidar dos animais, prestando, assim, um serviço de extrema importância para o bem-estar e para o Meio Ambiente como um todo”, defende o vereador.
O anteprojeto propõe que a medalha seja confeccionada por artesãos locais, utilizando materiais ecologicamente sustentáveis, contendo a imagem de São Francisco de Assis, ao lado de um gato, um cachorro, um cavalo e três pássaros e, no verso, com os dizeres “São Francisco de Assis rogai por nós”. Ao centro da medalha, deverá conter a frase “a Câmara Municipal de Petrópolis reconhece e agradece sua dedicação aos animais e aos menos favorecidos”.
– São Francisco era um irmão universal que amava sem distinção, não só os animais, mas também todos os homens, mulheres, crianças e, principalmente, os pequenos, pobres e doentes. Em Petrópolis também temos diversas pessoas engajadas com a causa dos menos favorecidos economicamente que atuam de forma voluntária e são importantes agentes de transformação social, merecedores do devido reconhecimento e gratidão das autoridades públicas -, finaliza Domingos.