Vereador solicita criação de centro de atendimento para pessoas com transtorno do espectro autista

Na tarde de hoje (17), a Câmara Municipal aprovou uma indicação legislativa de autoria do vereador Marcelo Chitão (PL) para criação de um Centro de Atendimento Integrado para pessoas com Transtorno Espectro Autista em Petrópolis. A proposta será encaminhada ao governo municipal acompanhada de uma sugestão de anteprojeto para garantir que a missão do Centro seja assistir as pessoas de forma interdisciplinar e humanizada.

A ideia é possibilitar a criação de um espaço de aprendizagem, interação e desenvolvimento intelectual, fornecendo integração e socialização, prestando apoio aos familiares e capacitando profissionais que trabalham diretamente com o atendimento de pessoas com autismo. “Uma equipe multiprofissional vai atender os pacientes e, além das áreas para atendimento, o local pode contar com salas repletas de brinquedos que mexem com os sentidos e com a sensibilidade das crianças”, explica Chitão.

O centro de atendimento integrado deverá dispor de instalações físicas distintas às faixas etárias, além de possuir equipamentos, recursos humanos, formação e/ou capacitação para o atendimento de crianças, adolescentes e adultos com autismo, que requeiram cuidados de reabilitação, tratamento e prevenção de deficiências secundárias. O local também deverá ter atendimento neurológico, psiquiátrico, pediátrico, pedagógico, psicopedagógico, psicológico, fonoaudiológico, fisioterapêutico, de nutrição funcional e terapia ocupacional.

– Outro ponto de destaque na nossa sugestão é que o centro seja responsável por um Programa de Diagnóstico Precoce e espaço para a distribuição gratuita de medicamentos e nutrientes necessários a todas as crianças, adolescentes e adultos com autismo, sem interrupção de fluxo -, finaliza o vereador.

Posts relacionados

Black Friday 2024 promete impulsionar o comércio em Petrópolis com desafios e oportunidades

Espírito natalino chega ao Shopping Itaipava neste sábado com programação que segue até dezembro

Diretor da OMS tem alta de hospital no Rio, onde passou a noite