Escolas particulares de Petrópolis têm até o dia 10 de junho para encaminhar à Câmara Municipal as redações de seus alunos do 6º ao 9º ano para o projeto Câmara Mirim. O projeto, criado em 2001, busca aproximar a Câmara Municipal da população, oferecendo a crianças e adolescentes a oportunidade de vivenciarem um dia como legisladores. Hoje é realizado duas vezes por ano – a primeira edição, realizada sempre no primeiro semestre, é voltada às escolas particulares, e a segunda edição, no segundo semestre, é realizada com escolas públicas.
Presidente da Câmara Municipal, o vereador Júnior Coruja explica que o tema da redação é livre. A proposta é que os alunos escrevam sobre assuntos que mexem com o dia a dia da cidade, da comunidade ou mesmo da escola. É a própria unidade de ensino que organiza esta etapa.
“As redações são encaminhadas à Câmara Municipal e, em cada uma das duas edições anuais, selecionamos 22 textos. São os alunos autores destas redações que participam do projeto, vivenciando um dia na Câmara Municipal, como vereadores. Eles conhecem de perto o funcionamento da Casa, participam de uma sessão plenária completa, com eleição da Mesa Diretora, confirmação de presença, apresentação e defesa de indicações e votação. Todas as indicações e projetos aprovados são, posteriormente, encaminhadas ao Poder Executivo, seguindo o rito legal”, explica, lembrando que esta vivência desperta a atenção dos alunos para o exercício da cidadania.
Para participar do projeto Câmara Mirim, basta que o representante da escola faça contato com o setor de Projetos Especiais da Câmara Municipal por telefone (24 2291-9282) ou por e-mail (projetosespeciais@petropolis.rj.leg.br). As redações devem ser entregues à Câmara Municipal dentro do prazo. É importante lembrar que esta edição é voltada às escolas particulares e, no segundo semestre, haverá nova edição, voltada às escolas públicas.