Vigilância Sanitária e Fiscalização de Posturas inutilizam 51 kg carne manipulados irregularmente em açougue de Correas

A Vigilância Sanitária e a Fiscalização de Posturas inutilizaram 51.715 kg de carnes manipulados de forma irregular em um açougue de Corrêas. Os fiscais identificaram a situação na quinta-feira (16.04), durante ação para verificar denúncias de aglomeração e oferta de consumação de bebidas alcoólicas em estabelecimentos da região. Nesse açougue, foi encontrado produtos previamente moídos, temperados ou empanados – o que é proibido – e sem registro de inspeção.

A legislação sanitária do país e uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que estabelece boas práticas nos serviços de alimentação determinam que carnes só podem manipuladas por indústrias, onde é feito controle para evitar a possibilidade de contaminação bacteriana dos produtos alimentícios, o que não é possível garantir em lojas. O fracionamento – ou seja, corte, moagem ou maceração – só pode ser feito após o pedido feito pelos clientes e na frente deles, nunca previamente.

No estabelecimento, foram encontrados 19,400 kg de carne moída; 9,400 kg de carne bovina temperada; 1,930 kg de bife de hambúrguer; 4,425 kg de frango à passarinho; 4,830 kg de frango empanado; 2,940 de carne bovina empanado; 2,270 kg de carne suína empanada; e sete pacotes de 500g (total de 3,500 kg) de linguiça suína sem registro de inspeção. Esses produtos estavam expostos na vitrine.

A manipulação desses produtos sem controle sanitário tem alto risco de contaminação bacteriana, o que pode gerar toxinas resistentes ao cozimento e causa doenças em quem consome esses alimentos. Por isso, todos os alimentos foram inutilizados.

 

Posts relacionados

Defesa Civil abre pontos de apoio das regiões do Sargento Boening, São Sebastião, Castelânea, Vila Felipe e Meio da Serra

Secretaria da Mulher debate organização do fluxo de atendimento às vítimas de violência doméstica

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio acumulado vai para R$ 60 milhões