Cidade Destaques Últimas Notícias

Aprovada Lei do vereador Hingo Hammes que garante acompanhante para mulheres em consultas e exames

Foi aprovado nesta quarta-feira (6/3), em sessão na Câmara Municipal, o projeto de Lei do vereador Hingo Hammes, junto da vereadora Gilda Beatriz, que assegura às mulheres o direito a ter um acompanhante de livre escolha em consultas e exames, incluindo os ginecológicos. A iniciativa, que vale para estabelecimentos públicos e privados, visa garantir mais segurança, além de permitir que elas tenham o direito de escolher entre ter ou não um acompanhante.

“O pedido do acompanhante deve ser feito pela mulher atendida e os estabelecimentos ficam obrigados a manter, em local visível, a informação sobre a lei. Destaco que cabe a elas dizerem se querem ou não um acompanhante e quem será essa pessoa”, apontou o vereador Hingo Hammes.

Com o projeto, o vereador também busca dar mais segurança e tranquilidade para as mulheres em consultas e procedimentos, de modo a diminuir riscos de violências. “Não podemos permitir que usuárias de serviços de saúde sofram algum tipo de violência”, completou Hingo Hammes.

De acordo com o projeto, o estabelecimento que descumprir a lei será punido com sanções como advertência e multa, que pode chegar até R$ 10 mil. Em caso de reincidência, o valor será dobrado. 

Related posts

Dólar aproxima-se de R$ 4,90 e fecha no menor valor em nove meses

admin

Serviços poderão ficar mais caros com reforma tributária

admin

CAE prorroga desoneração da folha de pagamento de 17 setores

admin

Deixe um comentário