Atualizado às 17h40
A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias acionou as duas sirenes da Rua 24 de Maio: Morro do Estado e Rua Nova. O ponto de apoio do bairro, que fica na E.M. Augusto Meschick, está aberto para receber os moradores. No local, o índice pluviométrico acumulado na última hora é de 87 mm. Equipes da Defesa Civil estão nas ruas atendendo as seis ocorrências registradas até o momento.
Foram três deslizamentos de terra: na Ladeira João Ventura, na Estrada da Saudade; Rua Cândido Borsato, em Cascatinha; e outro na Rua Doutor Hermogênio Silva, no Retiro. Um imóvel ficou alagado na Rua Vereador Carlos Canedo, em Pedro do Rio, e outras duas vistorias preventivas foram solicitadas, uma em Itaipava e outra na Castelânea.
Por conta do grande acumulado, houve alagamentos em diversos pontos na cidade, como em ruas do Centro, Quitandinha, Valparaíso, Mosela e Itamarati. Neste momento, a Defesa Civil está em estado de atenção, por causa da previsão de pancadas de chuvas para as próximas horas. Todo o contingente de 55 agentes permanece de prontidão para atender aos chamados dos moradores.
“Todas as nossas equipes estão nas ruas atendendo as ocorrências registradas. A previsão é de mais chuva para hoje”, afirma o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato, reforçando que o contingente permanece de plantão 24h para realizar os atendimentos à população.
“Por conta disso, é importante que os moradores que vivem em áreas de risco tenham atenção redobrada. A população deve ligar para o 199 e informar caso haja alguma ocorrência”, completa o secretário. Em caso de qualquer sinal de instabilidade no imóvel ou terreno, o morador deve ligar para o telefone 199 e pedir uma vistoria preventiva à Defesa Civil. A ligação e o serviço são gratuitos.